Mídias Sociais

Política

Rio das Ostras, Búzios e Cabo Frio estão entre municípios selecionados em todo país para receber investimentos federais no turismo

Avatar

Publicado

em

 

Mais de 30 municípios do Sudeste do país serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Turismo, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Entre as cidades contempladas na lista divulgada pelo Ministério do Turismo, estão 5 da região que integram a Rota Turística da Costa Sol – Região dos Lagos, sendo elas Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Rio das Ostras e Saquarema, além da Ilha Grande, em Angra dos Reis, e Paraty, que completam a rota Costa do Sol.

São 158 municípios em todo país, 1 no Distrito Federal (DF), 5 em Goiás (GO) e no Mato Grosso (MT) e 7 no Mato Grosso do Sul (MS), em 4 rotas no Centro-Oeste; 3 no Amazonas (AM), 5 no Pará (PA), 4 em Tocantins, 2 em Roraima (RR), 1 no Amapá e no Acre (AC) e 6 em Rondônia (RO), em 7 rotas na região Norte; 6 em Alagoas (AL), em Sergipe (SE) e no Maranhão (MA), 7 em Pernambuco (PE), no Ceará (CE) e no Piauí (PI), 5 na Bahia (BA), 3 na Paraíba (PB) e 9 no Rio Grande do Norte (RN), em 10 rota no Nordeste; 5 no Espírito Santo (ES), 6 em São Paulo (SP), 9 em Minas Gerais (MG) e 11 no Rio de Janeiro (RJ), somando 5 rotas; e 4 no Paraná (PR), 12 no Rio Grande do Sul (RS) e 19 em Santa Catarina (SC).

Só no Sudeste, serão 15 regiões turísticas, sendo 4 no Rio de Janeiro, que receberão um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para as regiões turísticas selecionadas pelo Ministério do Turismo.

De acordo com a pasta, a meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 5 rotas turísticas estratégicas em todo o Sudeste, sendo elas Vitória e Montanhas Capixabas, Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas, Rio de Janeiro Imperial, Costa do Sol – Região dos Lagos, e São Paulo e Litoral Norte.

Para entender melhor a diferença entre rotas e regiões turísticas, o Estado do Rio será contemplando com duas rotas, Rio de Janeiro Imperial, que incluem a capital fluminense, e as cidades serranas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, e a Costa do Sol – Região dos Lagos, em 4 regiões turísticas, Metropolitana, onde está a capital do Estado, Serra Verde Imperial, onde estão as cidades serranas, Costa do Sol, onde estão as cidades na região, e Costa Verde, onde estão Angra e Paraty.

Ao todo, serão 200 milhões de reais em investimentos para todo o país, com o objetivo de que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística em todas as selecionadas na região Sudeste.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região.

“O Sudeste brasileiro contempla oferta turística ampla e diversificada, desde o acesso a patrimônios culturais, como as cidades históricas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a um vasto litoral, belo e bem estruturado, até uma forte concentração em viagens a negócios e eventos internacionais. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, analisou o ministro.

Para o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a região Sudeste representa a diversidade da oferta turística do país, devido ao seu patrimônio histórico e a sua capacidade de sediar eventos mundiais, como, por exemplo, as etapas do World Surf League (WSL), em Saquarema, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, ou a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecem nos meses de junho e julho.

“Com atrativos que vão desde patrimônio histórico a sua capacidade de sediar eventos mundiais que dão visibilidade ao país. É aí que entra o Programa Investe Turismo, apoiando um conjunto de ações para fortalecer essa diversidade que dão a dimensão do que é o Brasil turístico”, reforçou Carlos Melles.

As etapas do Circuito Mundial de Surf 2019, organizado pela WSL terão suas etapas em Saquarema realizadas de 20 a 28 de junho. O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2019 acontece entre os dias 20 e 23 de junho. E a 17ª Feira Literária Internacional de Paraty está marcada para acontecer entre os dias 10 a 14 de julho.

Mais lidas da semana