Mais de 30 municípios do Sudeste do país serão contemplados pelo programa Investe Turismo, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Turismo, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).
Entre as cidades contempladas na lista divulgada pelo Ministério do Turismo, estão 5 da região que integram a Rota Turística da Costa Sol – Região dos Lagos, sendo elas Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Rio das Ostras e Saquarema, além da Ilha Grande, em Angra dos Reis, e Paraty, que completam a rota Costa do Sol.
São 158 municípios em todo país, 1 no Distrito Federal (DF), 5 em Goiás (GO) e no Mato Grosso (MT) e 7 no Mato Grosso do Sul (MS), em 4 rotas no Centro-Oeste; 3 no Amazonas (AM), 5 no Pará (PA), 4 em Tocantins, 2 em Roraima (RR), 1 no Amapá e no Acre (AC) e 6 em Rondônia (RO), em 7 rotas na região Norte; 6 em Alagoas (AL), em Sergipe (SE) e no Maranhão (MA), 7 em Pernambuco (PE), no Ceará (CE) e no Piauí (PI), 5 na Bahia (BA), 3 na Paraíba (PB) e 9 no Rio Grande do Norte (RN), em 10 rota no Nordeste; 5 no Espírito Santo (ES), 6 em São Paulo (SP), 9 em Minas Gerais (MG) e 11 no Rio de Janeiro (RJ), somando 5 rotas; e 4 no Paraná (PR), 12 no Rio Grande do Sul (RS) e 19 em Santa Catarina (SC).
Só no Sudeste, serão 15 regiões turísticas, sendo 4 no Rio de Janeiro, que receberão um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para as regiões turísticas selecionadas pelo Ministério do Turismo.
De acordo com a pasta, a meta é unir setor público e iniciativa privada para preparar e promover a competitividade de 5 rotas turísticas estratégicas em todo o Sudeste, sendo elas Vitória e Montanhas Capixabas, Belo Horizonte e Cidades Históricas de Minas, Rio de Janeiro Imperial, Costa do Sol – Região dos Lagos, e São Paulo e Litoral Norte.
Para entender melhor a diferença entre rotas e regiões turísticas, o Estado do Rio será contemplando com duas rotas, Rio de Janeiro Imperial, que incluem a capital fluminense, e as cidades serranas de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, e a Costa do Sol – Região dos Lagos, em 4 regiões turísticas, Metropolitana, onde está a capital do Estado, Serra Verde Imperial, onde estão as cidades serranas, Costa do Sol, onde estão as cidades na região, e Costa Verde, onde estão Angra e Paraty.
Ao todo, serão 200 milhões de reais em investimentos para todo o país, com o objetivo de que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística em todas as selecionadas na região Sudeste.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de viagens um impulso econômico para toda a região.
“O Sudeste brasileiro contempla oferta turística ampla e diversificada, desde o acesso a patrimônios culturais, como as cidades históricas de Minas Gerais e Rio de Janeiro, a um vasto litoral, belo e bem estruturado, até uma forte concentração em viagens a negócios e eventos internacionais. É hora de converter nosso potencial turístico em negócios, empregos e renda”, analisou o ministro.
Para o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a região Sudeste representa a diversidade da oferta turística do país, devido ao seu patrimônio histórico e a sua capacidade de sediar eventos mundiais, como, por exemplo, as etapas do World Surf League (WSL), em Saquarema, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, ou a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que acontecem nos meses de junho e julho.
“Com atrativos que vão desde patrimônio histórico a sua capacidade de sediar eventos mundiais que dão visibilidade ao país. É aí que entra o Programa Investe Turismo, apoiando um conjunto de ações para fortalecer essa diversidade que dão a dimensão do que é o Brasil turístico”, reforçou Carlos Melles.
As etapas do Circuito Mundial de Surf 2019, organizado pela WSL terão suas etapas em Saquarema realizadas de 20 a 28 de junho. O Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2019 acontece entre os dias 20 e 23 de junho. E a 17ª Feira Literária Internacional de Paraty está marcada para acontecer entre os dias 10 a 14 de julho.