Grupo de supervisores da Educação municipal participa do compartilhamento da administração das escolas e das decisões junto aos gestores do setor, acompanhando de perto todas as ações, com visitas frequentes às unidades escolares
Em reunião realizada nesta terça-feira, 12, supervisores de ensino de Macaé se reuniram com o Secretário de Educação e vereador licenciado, Guto Garcia (MDB), para discutir as ações a serem tomadas neste ano de 2019.
Segundo a pasta, a ênfase foi a questão da segurança escolar, medida prioritária solicitada pelo Prefeito Dr. Aluízio (sem partido), além da construção de duas novas escolas, uma no Lagomar e outra no Jardim Franco.
A expectativa, de acordo com a Educação, é que em 2019, o Lagomar, um dos bairros mais populosos do município, ganha uma nova unidade para atender o segmento Infantil e o Ensino Fundamental, com 22 salas e capacidade para atender 800 alunos por turno, reduzindo a alta demanda do bairro.
No encontro, realizado no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, o secretário explicou que a escola no Lagomar está sendo construída em parceria com o governo estadual, que poderá compartilhar o espaço oferecendo também o Ensino Médio para a comunidade.
O gestor da Educação aproveitou a reunião para anunciar que as escolas municipais de Macaé ganharão laptops, investindo em inovação e tecnologias em salas de aula, atendendo a pedidos antigos da Câmara Municipal, que há anos requer da gestão municipal a modernização das escolas e do ensino.
Além disso, Guto Garcia revelou que terá uma reunião com representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com objetivo de ampliar ações para a qualificação dos professores, a partir de um convênio com a universidade que traria a possibilidade de oferecer mestrado para os profissionais da Educação de Macaé no Centro de Formação da UERJ, em São Gonçalo.
De acordo com a Secretaria de Educação, o grupo de supervisores participa do compartilhamento da administração das escolas e das decisões junto aos gestores do setor, acompanhando de perto todas as ações, com visitas frequentes às unidades escolares.
“O futuro da Educação é dar autonomia geral às escolas em termos de infraestrutura para os diretores gerenciarem as finanças, a merenda, o transporte e outras questões, sem perder a identidade de rede bem estruturada, ficando a Secretaria de Educação dedicada a trabalhar as políticas públicas pedagógicas”, comentou o secretário Guto Garcia.
A pasta informou ainda que, atualmente, o grupo está cuidando do Regimento Escolar e de como será feita a identificação de todas as pessoas que têm acesso às escolas, desde funcionários a visitantes, conforme recomendação do Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ).
Além disso, o grupo de supervisores vem participando das discussões sobre a remodelagem do E-Cidade Macaé, software público de gestão municipal que contém dados atualizados sobre a Educação como um todo, como transporte, alimentação, estatísticas e outros.
A Secretaria de Educação lembrou que os supervisores também debatem a realização da prova de 2ª época, no fim do ano, e o aumento do tempo de aulas de Redação, levando em conta que a prova vale 1.000 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras questões relevantes para a área.