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Procon Macaé se reúne com prefeito para apresentar plano de ação com novidades para 2023

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A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Macaé se reuniu com o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) na manhã dessa segunda-feira, 21, para apresentar seu plano de ação para 2023.

De acordo com o município, a medida principal do plano é passar da média atual de 12 mil atendimentos por ano para, pelo menos, 60 mil atendimentos em 2023, com a implantação de uma plataforma digital que garantirá celeridade e a ampliação do atendimento ao público.

Entre as metas para o próximo ano está também a realização do 1º Seminário Regional, com objetivo de reunir os órgãos de proteção e defesa do consumidor de outros municípios, e a consolidação do projeto Procon nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, visando oferecer orientações, financeira e de consumo, para os alunos da rede pública municipal.

Os novos projetos foram apresentados ao prefeito em reunião com o secretário adjunto do órgão, Gilcimar Prata, acompanhado com sua equipe técnica, que levaram também um relatório das ações que o Procon realizou em 2022.

“O Procon realiza um trabalho muito importante para a população. Gostei dessa iniciativa do seminário porque muitas ideias saem de encontros dessa natureza”, comentou Welberth Rezende.

O plano de ação para 2023 também lembra datas comemorativas que servem para chamar a atenção dos consumidores, como o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março; o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, em 15 de março; e o aniversário do Código de Defesa do Consumidor, em 11 de setembro, entre outras.

Segundo a prefeitura, o Procon, que só em 2022, já realizou 3 feirões de renegociação com agências bancárias e empresas, tem feito também distribuição de material informativo com todos os tipos de consumidor, como idosos e servidores, com a expectativa de estender esse material também aos comerciantes.

O município lembra também que as novidades trazidas pelo secretário adjunto do órgão, em visita ao Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (BRASILCON), em São Paulo, como a plataforma digital que será implantada pelo Procon Macaé no ano que vem.

“Hoje, 80% dos consumidores que nos procuram têm o caso solucionado. Os outros 20% não são resolvidos por falta de documentação ou porque o consumidor conseguiu resolver de outra forma ou desistiu do processo”, explicou o Gilcimar Prata.

Além do prefeito e do secretário adjunto do Procon Macaé, participaram também do encontro o procurador geral do município, Fabiano Paschoal; a advogada do Procon, Júlia Holst; a secretária de Gabinete, Cíntia Pessanha; o fiscal do Procon, Marcus Schueller; e o assistente administrativo, Geraldo Bernardo.


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