Mídias Sociais

Política

Presidente da Câmara de Macaé comemora vitória do novo Prefeito de Iguaba Grande sobre campanha bolsonarista

Avatar

Publicado

em

 

O presidente da Câmara Municipal de Macaé, vereador Dr. Eduardo Cardoso (PPS), Aproveitou a sessão ordinária desta quarta-feira, 5, para enaltecer a vitória do vereador Vantoil Martins (PPS, na foto) nas eleições suplementares para a Prefeitura de Iguaba Grande, realizadas no último domingo, 2.

Primeiro a falar no Grande Expediente, o vereador, um dos mais antigos da atual composição da Casa, exaltou a vitória do colega de partido mesmo contra a campanha “bolsonarista” em favor do candidato Washington Tahim (PSL), que mesmo com todo apoio do partido, acabou em 2º lugar, com pouco mais de 3 mil votos, quase 2 mil votos a menos que o novo prefeito da cidade.

Dr. Eduardo lembrou que apesar das ordens de Brasília para que o candidato do PSL fosse apoiado pela bancada fluminense do partido dos Bolsonaro, tendo usado até mesmo um áudio do presidente Jair Bolsonaro (PSL), e vibrou com a vitória do agora futuro ex-parlamentar.

“Um vereador de Iguaba Grande derrotou Bolsonaro”, chegou a dizer o presidente da Câmara de Macaé, que durante as eleições gerais de 2018, sempre se mostrou contrário a diversas posições polêmicas do então candidato a presidência da república, e posteriormente vencedor no 2ª turno.

Reportagem publicada no portal Viu! indica que durante a campanha, vários deputados do PSL chegaram a participar de eventos ao lado de Tahim, que tinha como slogan “Missão dada é missão cumprida”, frase que ficou famosa no filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha e estrelada por Wagner Moura, em 2007.

Antes das eleições, o candidato do PSL foi alvo de denúncia pelo uso de publicações patrocinadas consideradas irregulares nas redes sociais, além de ser condenado a tirar do ar postagens divulgando pesquisas ilegais, curiosamente, temas ligados aos fake news que foram muito abordados durante a campanha do próprio Bolsonaro à presidência.

Por sinal, as eleições suplementares de Iguaba Grande também foram alvo de fake news, com direito a uma página falsa que tentava de passar pelo portal G1, alegando que a Justiça Eleitoral tinha indeferido, ou seja, invalidado a candidatura de Vantoil Martins à prefeitura, o que foi negado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ), que negou o recurso contra a candidatura do vereador.

Vantoil foi eleito com 5.118 votos, deixando para trás, Tahim, com 3.188 votos; Rodolfinho Pedrosa (PL), com 2.842 votos; Miqueias Gomes (MDB), com 2.675 votos; e Jeffinho (PTC), com 502 votos, num total de 15.321 eleitores e um percentual de 32,54% de abstenções.

Mais lidas da semana