Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé recebe mais doses da CoronaVac e anuncia vacinação para idosos acima de 85 anos para depois do Carnaval

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé recebeu nesta quinta-feira, 11, novas doses da vacina contra o coronavírus desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac Biontech, que vieram do Estado do Rio.

As 1.460 vacinas CoronaVac repassadas pelo governo federal aos estados, que, por sua vez, repassam aos municípios, chegaram a Macaé nesta quinta-feira, transportadas pelo helicóptero do governo fluminense no Aeroporto de Macaé.

Ao todo, o município já recebeu 9.353 doses da vacina contra o coronavírus, sendo 7.553 doses da CoronaVac e 1.800 doses da Oxford/AstraZeneca, desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica britânica AstraZeneca.

De acordo com a prefeitura, as novas doses serão utilizadas na vacinação de idosos acima de 85 anos de idade, ainda constantes no 1º grupo prioritário, segundo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora em Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Macaé, Lisa Chagas, a previsão é de que a imunização tenha início já a partir da próxima quinta-feira, 18, logo após o fim do feriado do Carnaval, e seja concluída no próximo dia 23, ainda neste mês de fevereiro.

“No dia 20 vamos realizar o Dia D de Vacinação contra a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019). É importante que os familiares desses idosos façam o cadastro disponível no site da prefeitura para otimizar esse processo”, recomendou Lisa Chagas.

A coordenadora revelou ainda que a vacinação, que será realizada no sistema drive thru, acontecerá na Cidade Universitária e no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, além da Escola Municipal Balneário no Lagomar.

No site da prefeitura, já está disponível o serviço de pré-cadastramento para os interessados em receber a vacinação, além de contar com um sistema que apresenta informações sobre os servidores e cidadãos já imunizados, e sobre os quantitativos de vacinas recebidas e disponíveis no município.

O cadastramento tem o objetivo de tornar mais ágil e eficaz o processo de vacinação, evitando filas e aglomerações. O município continuará seguindo o Plano Nacional de Vacinação e, conforme o recebimento de novas vacinas, outras etapas serão realizadas.

De acordo com os dados divulgados pela prefeitura nesta semana, mais de 36,5 mil moradores de Macaé já haviam feito o pré-cadastro no site para receber a vacina contra o coronavírus em menos de uma semana.

“O objetivo do cadastramento é tornar mais ágil e eficaz o processo de vacinação, evitando filas e aglomerações. O município continuará seguindo o Plano Nacional de Imunização e, conforme o recebimento de novas vacinas, outras etapas serão realizadas. O cadastro não é obrigatório e a vacinação não está relacionada aos dados do sistema”, esclareceu o município.
Mesmo com o avanço da campanha de imunização do coronavírus em Macaé, a prefeitura alerta a população para que continue com os hábitos de higiene e prevenção, mantendo o uso correto de máscaras, a higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%, além de manter o distanciamento social.

Mais lidas da semana