Mídias Sociais

Política

Operação Carnaval da Prefeitura de Macaé começa neste sábado, 13, em vários pontos da cidade para evitar aglomerações no feriado

Publicado

em

 

Na semana que precede o feriado do Carnaval, a Prefeitura de Macaé realizou diversas reuniões para definir as estratégias para coibir as aglomerações comuns à maior festividade popular do país como forma de prevenção do contágio do coronavírus.

As decisões começaram a ser tomadas na última quarta-feira, 10, em encontro do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) recebeu representantes da gestão municipal para debater a chamada Operação Carnaval, que vai acontecer nas praias e na região serrana a partir deste sábado, 13, com fiscalizações e orientações específicas para evitar as aglomerações, e com isso, a disseminação do vírus.
De acordo com o prefeito, a intenção do governo é garantir o ordenamento e a segurança durante o período de Carnaval, além assegurar a preservação do meio ambiente e o turismo consciente.

“O direito de ir e vir será respeitado, todavia as pessoas não podem esquecer o distanciamento social, o uso de máscaras, as leis de trânsito, e as regras estabelecidas para as praias e para a serra”, explicou Welberth Rezende.
A Operação Carnaval da Prefeitura de Macaé será realizada em pontos como as praias do Pecado e dos Cavaleiros, e terá como ponto de concentração o trevo 26, próximo ao Parque Municipal Atalaia, perto da entrada para Areia Branca, na região serrana, visando garantir a ordem no acesso às cachoeiras, como Duas Barras, Laje e Ciriaca.
Durante o encontro também foi destacado pelo prefeito o cumprimento de um decreto assinado na última sexta-feira, 5, que define uma série de restrições, como a proibição de manifestações carnavalescas que possam gerar aglomeração nas ruas da cidade e em estabelecimentos privados.
Entre as orientações que serão repassadas aos visitantes da região serrana estão a, não utilização de churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras, o estacionamento de veículos em locais próprios, e os cuidados com o lixo.
Também estão previstas regras para o exercício de atividades econômicas, com horário estabelecido para o período entre a meia noite desta sexta-feira, 12, e as 6h do próximo dia 22, período em que não será permitida a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento no município, exceto aqueles que prestam serviços regulares para funcionários de empresas ou para hotéis, cujos passageiros comprovem reserva de hospedagem.
Nesta quinta-feira, 11, em nova reunião, a equipe da Operação Carnaval da Prefeitura de Macaé anunciou que irá distribuir duas mil máscaras para a população nos pontos de atuação, nas praias da cidade e nos acessos às cachoeiras da região serrana.

“Haverá ainda a distribuição de duas mil máscaras. O desejo do prefeito é que todos tenham lazer de maneira organizada, valorizando a sustentabilidade. É bom lembrar que estamos numa pandemia”, conclui o secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira.

Durante o feriado, a Secretaria de Mobilidade Urbana atuará de forma contínua em vários pontos do município, com o ordenamento do trânsito nos acessos às praias e às cachoeiras, além da fiscalização de transportes.

Nas praias dos Cavaleiros e do Pecado, a ação será contínua a partir das 9h, nas ruas Lindolfo Collor e Winston Churchill, nos Cavaleiros, e na Lagoa da Imboassica, no Pecado, além de atuar com efeitos em pontos base na Praia Campista e na Avenida Atlântica, também a partir das 9h.

Na região serrana, será montado um ponto de controle no entroncamento da RJ-162 com RJ-168, no acesso ao distrito de Cachoeiros de Macaé, com a fiscalização acontecendo nas localidades de Bicuda Grande e Bicuda Pequena, e no distrito do Sana, sempre organizando o trânsito no acesso às cachoeiras da região.

“As ações vão continuar durante toda a Operação Carnaval, com as equipes trabalhando nos principais pontos do município. Tanto na orla do município, quanto na região serrana, estaremos atuando todos os dias para o bom ordenamento do trânsito, no estacionamento de veículos em locais apropriados e no cumprimento das leis de trânsito”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

A Operação Carnaval conta com a atuação das secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, de Mobilidade Urbana, e de Ordem Pública; das secretarias adjuntas de Serviços Públicos, de Defesa Civil, e de Turismo; a Coordenadoria Especial de Posturas, além da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

 

 

Mais lidas da semana