Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé promove 1ª reunião para apresentar planejamento para elaboração da LOA 2022 e do PPA 2022-2025

Publicado

em

 

O auditório do Paço Municipal recebeu, nesta quinta-feira, 15, a 1ª reunião da equipe da Prefeitura de Macaé para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do exercício de 2022, e o Plano Plurianual (PPA) para o período 2022-2025.

Conduzido pela Secretaria Adjunta de Planejamento, o encontro teve como objetivo apresentar o sistema online que será utilizado pela 1ª vez na elaboração do PPA, ferramenta que deve facilitar a consolidação das informações dos órgãos municipais.

A prefeitura espera que o sistema online contribua para a construção de um documento alinhado com as prioridades da atual gestão do governo, adequado à disponibilidade de recursos e dentro da realidade socioeconômica do município.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento, Wagner Carvalho Motta, as programações orçamentárias já estavam previstas para 2021, mas somente a partir do PPA 2022-2025 é que as metas e prioridades do governo atual poderão ser colocadas em prática.

“É um momento desafiador, tendo em vista que, apesar de todo entusiasmo de um novo governo, vivemos dias de incertezas como jamais passamos. Por isso, mais do que nunca, temos que observar o princípio da eficiência e economicidade com os gastos públicos”, avalia Wagner Carvalho Motta.

A reunião contou também com uma apresentação do novo sistema online, criado pela Secretaria Adjunto de Planejamento com objetivo de melhorar o gerenciamento dos dados encaminhados por cada setor da administração municipal.

“O sistema já traz informações de programas, ações e objetivos ligados ao PPA de cada pasta, o que irá facilitar e muito o preenchimento dos dados. Além disso, a ferramenta irá permitir a confecção em conjunto da LOA”, contou Saulo Passos, da Coordenadoria Especial de Planejamento, responsável por apresentar o programa.

A prefeitura explica que LOA traz o orçamento a ser executado pela prefeitura com a previsão de receitas e despesas de acordo com os programas, ações, metas e objetivos estabelecidos no PPA, que, por sua vez, estabelece as diretrizes, objetivos e metas para orientação da aplicação dos recursos orçamentários da administração pública.

Mais lidas da semana