Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé intensifica ações de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue

Avatar

Publicado

em

 

Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, trabalham em diversos bairros da cidade tratando de ralos, plantas, e outros locais que possam se tornar criadouros do Aedes aegypti

A Prefeitura de Macaé segue com as ações de mobilização alertando a população para medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

Por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, o governo municipal lembrou a criação do Comitê Gestor de Combate ao Aedes, que reúne profissionais de diversos setores da administração.

As ações incluem também mutirões de busca ativa nos imóveis, públicos, comerciais e residenciais; o trabalho educativo permanente nas escolas, empresas, unidades de saúde, entre outras medidas que visam combater a proliferação do mosquito, principalmente nessa época do ano, quando há muitas ocorrências de chuvas na cidade e na região.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde, Daniela Barros, as ações de mobilização visam também reforçar o alerta quanto às medidas de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito.

“As atuações de enfrentamento são realizadas durante todo ano, mas estamos no momento de ficarmos mais vigilantes e precisamos intensificar o trabalho, devido ao período de chuva e calor”, recordou Daniela Barros.

Também muito presente nas ações do Comitê, o diretor-geral do CCZ, Flávio Paschoal, frisou a importância da colaboração da comunidade para o controle da proliferação do mosquito, através de medidas de prevenção.

Para esta semana, a prefeitura informou que o bairro Lagomar recebe equipes do CCZ para atendimento a solicitação de moradores, eliminação de criadouros,  orientação e distribuição de material informativo, enquanto as localidades, Nova Malvinas, Imbetiba, Morro de São Jorge, Miramar, Vale dos Cristais e Bairro da Glória receberão mutirões para controle do Aedes, e Lagomar, Centro, Aroeira, Morro de Santana, Botafogo e Virgem Santa receberão visitas a pontos estratégicos, como borracharias. As ações vão até esta sexta-feira, 1 de março.

Mais lidas do mês