Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé inicia programação de campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Publicado

em

 

Começa nessa quarta-feira, 23, uma programação de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher em Macaé, com objetivo de promover o debate para a construção de uma cultura cidadã com respeito aos direitos humanos.

Depois da ação itinerante do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), na manhã dessa quarta-feira, com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher no Shopping Plaza Macaé, a programação segue às 8h30 dessa quinta-feira, 24, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Lagomar.

Na ação dessa quinta, o CEAM Descentralizado terá como tema “Vivendo sem violência – o que fazemos para mudar o rumo da vida das mulheres”, lembrando que a programação é uma realização da Secretaria de Políticas para as Mulheres de Macaé.

A prefeitura lembra que a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher é realizada em todo o mundo e pretende mobilizar a sociedade por uma cultura de paz e equidade de gênero.

A campanha engloba um período de datas significativas que representam marcos na luta das mulheres, como o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro, o Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos, em 29 de novembro, e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

“Em 1991, mulheres de diferentes países se reuniram através do Centro de Liderança Global de Mulheres para denunciar as diversas formas de violência contra as mulheres no mundo. A data é uma homenagem às irmãs, Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como Las Mariposas, assassinadas em 1961 por integrarem a oposição ao regime do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana”, rememora a prefeitura.

O município lembra que as diversas ações de combate à violência contra a mulher em Macaé começaram, visando divulgar e aproximar as mulheres dos serviços especializados em coibir a violência de gênero, como o CEAM e o Espaço Mulher Cidadã, que funciona na nova sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, na Imbetiba.

Secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz alerta para a responsabilidade da sociedade como um todo se mobilizar na luta pela defesa dos direitos das mulheres, reforçando a importância da atuação também dos homens na campanha.

“Esse é um dos nossos desafios. Por isso convocamos toda a sociedade, não só as mulheres, mas também os homens, para que juntos possamos falar sobre a questão da violência. A nossa luta e a nossa causa são muito nobres, e todos nós somos responsáveis nessa missão de garantir a vida das mulheres”, afirmou Jane Roriz.

A programação segue às 10h nessa sexta-feira, 25, com a palestra “Violência contra a mulher e Lei Maria da Penha, que acontece na empresa Priner Serviços Industrias, que fica na Rua Internacional, 407, na Granja dos Cavaleiros.

A campanha continua às 8h de sábado, 26, no Lagomar, com uma ação em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), que terá como tema “Mulheres na promoção ao trabalho – empreendedorismo, parcerias e qualificação”.

No domingo, 27, o CEAM Itinerante visita o Colégio Estadual Polivalente Anísio Teixeira às 9h para o Torneio Macaense de Futsal Feminino, com o tema “O valor do esporte na qualidade de vida das mulheres e a superação da violência”.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana