Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé inicia obras de ampliação do NUPEM/UFRJ, unidade referência em pesquisas na região

Publicado

em

 

O Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM), do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), teve suas obras de ampliação retomadas pela Prefeitura de Macaé, que realiza a ação por meio da Secretaria Adjunta de Obras, seguindo projetos desenvolvidos pela UFRJ.

Fundamental na atuação de pesquisas relacionadas à pandemia do coronavírus na região, com parcerias com as prefeituras de Macaé e de Campos dos Goytacazes, o NUPEM/UFRJ conta atualmente com mais de 400 biólogos formados, centenas de mestres e doutores.

Em fase inicial, as obras no NUPEM/UFRJ consistem na ampliação dos laboratórios para atender as demandas estruturais e tecnológicas das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade, além da construção de salas de aula e da instalação de 1 elevador de acessibilidade.
De acordo com o secretário adjunto de Obras de Macaé, Felipe Pereira Bastos, a intenção da prefeitura é reforçar ainda mais a parceria com a UFRJ, presente no município também com um campus na Cidade Universitária.

Criado em maio de 1994 como a 1ª unidade no interior do Estado, o NUPEM/UFRJ surgiu do interesse de pesquisadores em compreender a ecologia das lagoas costeiras da Região Norte Fluminense por meio do Projeto EcoLagoas, em parceria com a Petrobras e a Prefeitura de Macaé.

O atual espaço possui 10 salas de aula, distribuídas em 2 prédios com a capacidade de atender até 50 alunos, o Espaço de Convivência Fábio Scarano e a Trilha da Ciência e da Saúde, além de, além de contar com uma biblioteca, e uma quadra esportiva.

O NUPEM/UFRJ tem ainda um auditório para conferências e palestras, com capacidade para 110 pessoas e que possui equipamento multimídia, projeção e sonorização, já tendo sediado vários eventos científicos e didáticos importantes em Macaé.

Mais lidas da semana