Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé forma grupo de trabalho para planejar ações voltadas para o turismo na APA do Sana

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé promoverá adequações nos acessos aos atrativos naturais que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana, um dos mais importantes pontos para o turismo na cidade e na região.

O planejamento foi discutido nesta quarta-feira, 8, entre os técnicos da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, junto a proprietários de áreas também responsáveis pela proteção dos recursos naturais da região, representantes de instituições sociais e de proteção ambiental que atuam na região serrana da cidade.

Segundo a prefeitura, o objetivo do grupo de trabalho formado para debater a questão é assegurar a proteção da APA do Sana, além de promover maior orientação e segurança aos visitantes que vêm de várias partes do Estado do Rio e até do país.

“O objetivo deste encontro é reforçar a importância da visita consciente dessas áreas que compõem o Sanapa (outro nome para a APA do Sana). O ordenamento de acesso aos atrativos naturais, como a área que dá acesso ao Peito do Pombo, representa uma parte importante no controle e proteção da região”, destacou o secretário de Ambiente e Sustentabilidade de Macaé, Juninho Luna.

De acordo com planejamento, esse grupo de trabalho formado pela equipe técnica da secretaria, proprietários e representantes das instituições que atuam no Sana definirá instrumentos de gestão e critérios, além de intervenções, como sinalizações e regras de acesso, que deverão ser cumpridos por quem visitar as trilhas e cachoeiras.

“Os preparativos seguem a programação de retorno de atividades turísticas, permitidas diante do cumprimento dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia”, acrescentou o município.

Nesse encontro, participaram representantes da Cooperativa Circuito das Águas, Tiago Santos da Cruz; e da Associação Tororó Sana, Márcio Nascimento da Silva; além do pesquisador do Projeto Aves de Macaé, Paulo Renato Medeiros Tinoco; e do proprietário da área que dá acesso ao Peito do Pombo, Osmar Alves Pena.

A prefeitura foi representada por Juninho Luna, que esteve acompanhado dos técnicos da pasta, Edson Ricardo de Paula Araújo, assistente de logística; Fernando Barreto, coordenador de Fauna; e Madson Nazareno, também integrante da equipe de logística.

Mais lidas da semana