Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Carapebus conclui curso de capacitação para agentes que atuarão na Patrulha Maria da Penha na cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus finalizou o curso de capacitação destinado aos agentes da Guarda Municipal que atuarão no atendimento da Patrulha Maria da Penha, programa aprovado pelo Congresso em 2017 destinado a ampliar as ferramentas de combate à violência contra a mulher.

Promovido pela Secretaria de Segurança e Trânsito do município, o curso, que foi ministrado na Escola Municipal Antônio Augusto da Paz, teve duração de 5 dias e terminou com a diplomação dos agentes na última sexta-feira, 3.

Além de agentes da Guarda Municipal, participaram do curso também agentes das secretarias de Segurança e Trânsito, de Assistência Social, e de Saúde, bem como representantes do Conselho Tutelar.

Durante o curso, diversos temas foram debatidos, por profissionais de várias áreas, como policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM) e da 130ª Delegacia de Polícia (130ª DP), além de procuradores de Carapebus, integrantes da Patrulha Maria da Penha de Rio das Ostras, e do Centro Especializado no Atendimento à Mulher (CEAM) de Macaé, pioneiro na região na implantação do programa.

“A Patrulha Maria da Penha faz parte de um projeto de abrangência nacional que tem como objetivo realizar o enfrentamento diferenciado a violência doméstica. Consiste em fazer valer os direitos das mulheres vítimas de abusos no âmbito do seu lar”, reforça a Prefeitura de Carapebus.

Aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado em 2017, o projeto de criação da Patrulha Maria da Penha é de autoria da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), na época senadora da república, e prevê gestão compartilhada entre a União, estados e municípios, como acontecem em diversas cidades da região.

Segundo a Prefeitura de Carapebus, no total, foram diplomados nesse curso 27 agentes das mais variadas áreas, agora capacitados com o objetivo de unir forças em prol à defesa dos direitos da mulher.

“Destaco o esforço e as parcerias entre as secretarias do município, para que as mulheres de Carapebus tenham a atenção e o respeito concedidos por lei”, ressaltou o secretário de Segurança e Trânsito de Carapebus, Ricardo Aquino.

Mais lidas da semana