Mídias Sociais


Política

Prefeitura de Macaé anuncia parceria com a iniciativa privada para projeto de crédito para a agricultura familiar

Publicado

em

 

Em parceria com a empresa Ocyan, a Prefeitura de Macaé instituiu nesta terça-feira, 26, um novo programa de fomento à agricultura familiar em apoio aos pequenos produtores rurais da região serrana de Macaé.

A iniciativa envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e de Agroeconomia, e estabelece, no Sana, a base do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIs), financiado pela Ocyan, com a participação da Fundação Norberto Odebrecht.

De acordo com a prefeitura, a integração entre a Ocyan, a Fundação Norberto Odebrecht, e o governo municipal foi celebrada através do memorando de intenções assinado por representantes das partes.

Pelo município, assinaram os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, e de Agroeconomia, Carlos Eduardo Jardim, enquanto que pelas instituições privadas, assinaram o presidente da Ocyan, Roberto Bischoff, e o superintendente da Fundação, Fábio Wanderley.

“Ao priorizar os conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental, o PDCIs promoverá, junto aos produtores rurais que compõem a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (Apaf), ações educativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, de promoção e práticas de conservação ambiental, acesso à inovação e tecnologia, além de estimular a cidadania, mobilização social e governança”, explicou a prefeitura.

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna lembrou que a participação da indústria do petróleo em ações de estímulo a projetos como o da agricultura familiar, importante para a base econômico do município.

“Trazer a indústria de óleo e gás como fomentadora de projetos de incentivo à base da nossa economia é um papel primordial do governo, que atua como facilitador na construção de legados que ultrapassem metas e alcancem novos níveis de sustentabilidade e de qualidade de vida”, disse Rodrigo Vianna.

Segundo o município, a proposta de estimular a agricultura familiar segue a estratégia já estabelecida pela atual gestão de investir no futuro e na segurança alimentar, e no abastecimento da população de Macaé e da região.

“Um projeto que segue a premissa de acolher e incentivar o produtor rural da nossa cidade, compreendendo que são essenciais no equilíbrio econômico e social do município. É um novo momento, em que encontramos parceiros no desenvolvimento de projetos importantes para fomentar essa atividade”, concordou o secretário de Agroeconomia, Carlos Eduardo Jardim.

A prefeitura explica que a proposta do PDCIs é fortalecer o trabalho já realizado pela Apaf, que defende a ampliação da política de fomento à agricultura familiar, que garante aos produtores a estabilidade na subsistência através da elevação da capacidade de produção e venda dos itens cultivados nas terras de Macaé.

“Através desta parceria acreditamos que vamos conseguir alcançar novos mercados e mais oportunidades para escoar a nossa produção”, afirmou a representante da Apaf, Roselene Souza de Macedo Müller.

Presidente da Ocyan, Roberto Bischoff ressaltou que estabelecer esse compromisso com os produtores rurais de Macaé, através do programa da Fundação Norberto Odebrecht, é fortalecer um papel social importante e necessário para a companhia.

“Como empresa, acreditamos no nosso papel social com a cidade, que vai além da geração de emprego e renda. Estamos aqui com o compromisso de ajudar a melhorar a vida dos produtores rurais do Sana, ajudando a preservar esse ambiente econômico, social e sustentável”, revelou Roberto Bischoff.

Além dos representantes da prefeitura e da Apaf, o encontro contou também com a participação do vice-presidente de pessoas e gestão da Ocyan, Nir Lander, e do superintendente da Fundação Norberto Odebrecht, Fábio Wanderley.

Mais lidas da semana