A Prefeitura de Macaé anunciou na última semana a criação de aproximadamente 5 mil vagas para um curso técnico profissionalizante atendendo a uma condição estabelecida pela licença ambiental do Terminal Portuário de Macaé (Tepor), que está sendo construído em São José do Barreto.
O anúncio da criação do curso foi feito durante uma reunião realizada no gabinete do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), com o secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, o vereador Luciano Diniz (CIDADANIA), e com o empresário José Carramenha, responsável pela implantação do Tepor.
O curso profissionalizante será criado pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e visa garantir que os macaenses estejam preparados para ocupar as futuras vagas de trabalho no novo empreendimento portuário.
“Nossa proposta é buscar parcerias com mais unidades de ensino, como a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), por exemplo. Esse acordo com o Tepor faz parte das ações promovidas no plano de governo do prefeito Welberth Rezende, que tem o desenvolvimento econômico como uma das suas prioridades”, comentou Denis Madureira.
Segundo a estimativa da prefeitura, a implantação do novo porto pode gerar 2 mil novos postos de trabalho na cidade, com a expectativa desse número crescer para 17 mil empregos nos primeiros 3 anos de funcionamento do empreendimento.