Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Casimiro de Abreu vence edital para programa de coleta seletiva sustentável

Publicado

em

 

Uma das várias belezas naturais do município, Rio São João atrai turistas de toda a região, do Estado do Rio e até do país, sendo o cenário para diversos eventos de Casimiro de Abreu

O município de Casimiro de Abreu foi selecionado pelo Edital Cidade+ para colocar em prática um programa de coleta seletiva sustentável. Entre 600 inscritas no edital, a cidade foi a única do Estado do Rio entre as 3 vencedoras.

Segundo a prefeitura, a cidade foi escolhida por atender importantes premissas, além de demonstrar engajamento do poder público e um ambiente propício para o desenvolvimento do projeto.

Comentando o resultado do edital, o Prefeito Paulo Dames (PSB) elogiou as belezas naturais do município cortado pelo Rio São João e falou sobre a “forte vocação turística” da cidade.

“Casimiro é uma cidade com qualidade de vida. Abençoada por suas belezas naturais que queremos preservar. A coleta seletiva vem somar com a vocação natural da nossa cidade”, comemorou o prefeito.

A prefeitura ressaltou ainda a importância da redução do impacto do lixo, assunto também comentado pelo prefeito, que lembrou o ganho social e econômico da reciclagem de lixo e resíduos.

“A coleta do lixo domiciliar já é feita diariamente em toda a cidade. Esses resíduos seguem para a área de transbordo, na localidade do Ribeirão, onde temos o projeto de transformar em uma Central de Triagem. Nossa proposta é aperfeiçoar ainda mais o gerenciamento do nosso resíduo, gerando emprego e renda para muitas famílias”, revelou Paulo Dames.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro, Denise Rambaldi, o próximo passo da prefeitura é reunir a equipe técnica do município envolvida no Sistema Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos com os profissionais do Instituto Recicleiros para fazer dar início a elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva.

“Nossa intenção é ter este plano pronto no início do próximo ano para podermos colocá-lo em prática já no segundo semestre”, contou Denise.

O Programa Cidade+ tem a promessa de transformar as cidades brasileiras em um lugar melhor para se viver, e foi criado por iniciativa da Recicleiros e SIG Combibloc, e tem como objetivo principal qualificar as práticas de gestão de resíduos dos municípios, impulsionando a reciclagem para atrair investimentos para sua implantação e operação, e criar um ecossistema perene e economicamente viável.

“Temos comprovado com as nossas experiências que existem gestores e servidores públicos altamente comprometidos com as questões de sustentabilidade e qualidade de vida e que esse incentivo pode ser a chave para a mudança nesses territórios”, comentou Isabela De Marchi, coordenadora de sustentabilidade da SIG.

Além de Casimiro, foram selecionadas as cidades de Mairinque, em São Paulo, e Naviraí, no Mato Grosso do Sul. Os vencedores vão receber consultoria técnica gratuita para o desenvolvimento do plano de reciclagem e coleta seletiva.


 

Mais lidas do mês