Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Campos se reúne com produtores de leite do município para ouvir demandas dos pecuaristas

Avatar

Publicado

em

 

O Prefeito Rafael Diniz (PPS) ouve demandas dos produtores de leite do município em encontro com representantes da Associação Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac)

O Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz (PPS), recebeu nesta terça-feira, 31 de julho, produtores beneficiados pelo Programa Mais Leite, em encontrou para discutir a questões relacionadas ao Agronegócio no município.

Durante o encontro, o prefeito ressaltou a importância dos investimentos que o município vem fazendo no setor, apontado como uma das grandes forças econômicas do país, e que ainda pode crescer na cidade e na região

“É nosso dever ajudar a quem produz na nossa terra. O Agronegócio é atualmente a grande força econômica do país, e por isso entendemos nosso papel em colaborar com quem faz esse trabalho em nossa cidade. Mantemos sempre o diálogo, e nos esforçamos junto à superintendência de Agricultura e Pecuária para atuar ao lado dessas pessoas tão importantes para a economia local”, analisou Rafael Diniz.

A reunião com os produtores contou com a presença do superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, além de produtores rurais de Santa Maria, que ganharam na última semana um novo tanque resfriador de leite.

Com capacidade de 2.000 litros, o equipamento colabora com o trabalho de mais de 200 produtores da região Norte da cidade, permitindo que a produção leiteira possa crescer em até 20%, segundo estimativa dos produtores.

Ainda segundo a prefeitura, o resfriador começou a funcionar nesta segunda, 30, o que deve trazer grandes benefícios para a atividade de mais de 200 produtores ligados à Associação dos Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac).

De acordo com o governo municipal, os trabalhadores vieram também buscar a renovação da Guia de Trânsito Animal (GTA), uma exigência do Ministério da Agricultura, emitida pela superintendência de Agricultura e Pecuária, junto à Defesa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro.

Implantado em 2007, pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o GTA é um documento oficial e federal, de emissão obrigatória para o transporte e a comercialização de animais em todo o país, sejam bovinos, suínos, ovinos, aves, entre outras espécies, com a exceção de cães e gatos.

A prefeitura explicou ainda que o GTA só pode ser emitido por um médico veterinário e contém as informações sobre o destino e condições sanitárias, bem como a finalidade do transporte animal, processo que, em Campos, é desenvolvido pela superintendência de Agricultura e Pecuária e concluído junto à Defesa Agropecuária Estadual.

“Avaliamos as demandas desse pessoal, e de acordo com as necessidades concedemos o devido apoio a eles. O GTA é obrigatório para que possam desenvolver um serviço importante, para geração de renda deles. Está em final de validade e estamos trabalhando por essa renovação. O container do Mais Leite passou por manutenção, para ser entregue pronto para funcionamento. Vamos acompanhar o serviço nesse local e levantar a necessidade do local e as possibilidades do município, para seguir somando com a produção deles”, esclareceu Nildo Cardoso.

Segundo o presidente da Aprusmac, Leandro Galaxe, com o novo tanque resfriador disponibilizado pela Prefeitura de Campos, a produção e a economia da região podem avançar, fomentando ainda mais atividade do setor na cidade.

“São 10 mil litros produzidos neste momento, que é de entressafra, chegando ao dobro no período de safra. Com esse novo equipamento nossa produção de leite terá um crescimento de 20% na capacidade de armazenamento. Com esse avanço, poderemos chegar a 240 associados. É uma parceria em distintos aspectos que temos recebido, e que não víamos antes, um incentivo para trabalharmos e seguirmos reivindicando por melhorias, já que vemos o retorno e a disposição do município”, elogiou Galaxe.

Mais lidas da semana