Mídias Sociais

Política

Cadastramento do Cartão Macaé se aproxima de 40 mil inscritos em cerca de 20 dias

Avatar

Publicado

em

 

Governo municipal comemora funcionamento da logística de cadastramento do Cartão Macaé e lembra que horário de atendimento de segunda a sábado, na região central e na serra

Em cerca de 20 dias, o cadastramento do Cartão Macaé, que restringe o benefício da passagem a 1 real apenas para moradores da cidade inscritos no programa, se aproxima da expressiva marca de 40 mil usuários cadastrados.

Os números foram divulgados pela Prefeitura de Macaé nesta terça-feira, 31, e contabilizam os 18 dias em que os 7 postos de atendimento do serviço estiveram em funcionamento, de segunda a sábado, totalizando 38.338 pessoas cadastradas.

“Esses são os surpreendentes números da inscrição para o Cartão Macaé, iniciado em 10 de julho, e que tem movimentado os 7 postos, entre serra e cidade. Somente nesta segunda-feira, 30, compareceram 2.350 pessoas”, comemorou o governo municipal.

A prefeitura declarou ainda estar satisfeita com o funcionamentos dos locais de atendimento, que recebem moradores da região central da cidade e também da região serrana, sendo 5 postos na região central e 2 na serra.

“A logística disponibilizada pela Prefeitura de Macaé tem se mostrado eficiente. São 7 pontos para cadastramento, definidos de maneira estratégica, com funcionamento de segunda a sábado, em horário que vai até 18h ou 20h, o que tem facilitado o acesso dos usuários”, explica a atual gestão do município.

O Sistema Integrado de Transporte, que dá nome à empresa concessionária do serviço de transporte público da cidade, SIT, informou que tem registrado uma média de 200 mil viagens por dia, representando cerca de 100 mil usuários por dia, se consideradas duas viagens para cada cidadão.

Destes 100 mil, o governo estima que entre 70 a 80 mil pessoas sejam residentes no município, causando aos cofres públicos um gasto com algo entre 20 e 30 mil usuários não-residentes da cidade.

Para os moradores que ainda não fizeram o cadastramento, a prefeitura informa que os documentos necessários são, cópia e original da carteira de identidade; cópia e original do CPF; cópia e original do comprovante de residência em Macaé, como contas de água, luz e telefone ou contrato de aluguel, emitido até 90 dias da data do requerimento do cadastramento, em nome do usuário, do cônjuge, do companheiro e de ascendentes ou descendentes até o 2º grau de parentesco, devidamente documentado.

“Em caso de não possuir nenhum dos comprovantes de residência citados, o usuário poderá apresentar declaração de residência, com firma reconhecida em cartório, e cópia do comprovante de residência do declarante”, acrescenta a prefeitura, que lembra que o prazo para confecção do cartão é de 30 dias e a retirada deverá ser feita na antiga garagem da Macaense, na Rua Antero Perlingeiro, 402, no centro da cidade, próxima ao Corpo de Bombeiros.

Na cidade, os 5 postos de atendimento funcionam de segunda a sexta, de 8h às 20h, e aos sábados, de 8h às 18h. Na serra, o funcionamento no Sana, acontece de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h, enquanto que, em Glicério, o posto funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e nos sábados, das 8h às 18h.

Na cidade, o cadastramento pode ser feito n antiga garagem da Macaense; no CIEP 058 Municipalizado Oscar Cordeiro, que fica na Avenida Doutor Geraldo Menecucci de Oliveira, 481, no Parque Aeroporto; no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, que fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), em São José do Barreto; na Cidade Universitária, localizada na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros; ou no Instituto Federal Fluminense (IFF), que fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 164. Na serra, o posto de Glicério funciona no Colégio Municipal Raul Veiga, localizado na Rua Lauro Gonçalves Pacheco; e no Sana, o atendimento acontece no Macaé Facilita, que fica na Rua José de Jesus Júnior, 99, próximo ao campo de futebol.

Mais lidas da semana