Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Cabo Frio destina essa semana para aplicação da 2ª dose das vacinas contra o coronavírus

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou uma nova atualização do seu calendário de vacinação contra o coronavírus com previsão de apenas promover a aplicação da 2ª dose das vacinas nesta semana.

Segundo o município, o motivo é que as doses de vacinas enviadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, através do governo estadual do Rio, são destinadas apenas para a 2ª dose, seguindo orientações de uma nota técnica do governo federal.

“O motivo é a quantidade de doses enviadas pelo [PNI, através do] Estado e as orientações previstas na nota técnica indicando quais os grupos e aplicações deverão ser realizados com a última remessa recebida pelo município”, contou o governo municipal.

Sobre a vacinação de adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, a prefeitura explicou que espera o recebimento de novas remessas com doses de vacinas da Pfizer para retomar a aplicação da 1ª dose nas pessoas nessa faixa etária.

A vacina da Pfizer é a única das 4 vacinas utilizadas no  Brasil que tem aprovação para a imunização dos adolescentes, segundo determinação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio (Cosems-RJ).

“A vacinação de adolescentes está suspensa até o recebimento do imunizante para este público. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio tem a expectativa de receber, até o fim da próxima semana, um novo lote de vacinas enviadas pelo governo federal e repassadas pelo Estado. Se isso ocorrer, a aplicação da 1ª dose para os adolescentes em Cabo Frio será retomada normalmente”, explicou o município.

De acordo com a nova atualização do calendário de vacinação de Cabo Frio, nesta segunda-feira, 13, a equipe de imunização está atendendo os acamados, e de terça, 14, até sexta-feira, 17, serão vacinadas as pessoas que estão no período para receber a 2ª dose da vacina, conforme data inscrita no comprovante de vacinação da 1ª dose.

Para receber a 2ª dose da vacina, as pessoas precisam apresentar o documento oficial com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência, com endereço de Cabo Frio, e cartão de vacinação com a aplicação da 1ª dose.

“Caso a data marcada no cartão de vacinação seja em um fim de semana ou feriado, o morador deve se imunizar no próximo dia útil à data agendada”, esclarece a prefeitura.

Conforme lembra a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Cabo Frio, Patrícia Freitas, a eficácia prometida pelas vacinas foi determinada de acordo com estudos que testaram com as duas doses.

“A 2ª dose é tão importante quanto a 1ª, pois aumenta a proteção contra a Covid-19 (Sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) e ajuda a prolongá-la. Quem perdeu o prazo da aplicação, também deve comparecer para se vacinar. O estoque de imunização é separado em 1ª e 2ª dose e as vacinas ficam reservadas”, contou Patrícia Freitas.

A aplicação da 2ª dose das vacinas acontece das 9h às 16h, no Centro Municipal de Reabilitação, em Novo Portinho, e no PAM de Santo Antônio, em Aquárius, que atendem no sistema drive thru.

A vacinação também acontece no mesmo horário nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Jardim Náutilus, Guarani, Jardim Caiçara, Praia do Siqueira/Palmeiras, Vila Nova, Jacaré, Peró, Monte Alegre, Jardim Peró, Tangará, Florestinha, Maria Joaquina, São Jacinto, Nova Califórnia, Samburá, Botafogo, Angelim, e Araçá.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana