Mídias Sociais

Política

Prefeitura consegue abertura da barra da Lagoa de Carapebus para evitar alagamentos

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus segue trabalhando para tentar evitar novos alagamentos com a abertura da barra da Lagoa de Carapebus, que aconteceu no início dessa semana, atendendo a um pedido do governo municipal.

O pedido havia sido feito ainda durante a gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador Dandinho (AVANTE), que ocupou, interinamente, o cargo de prefeito da cidade por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com a abertura da barra da lagoa, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) atendeu à solicitação do município, que realizou a ação por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, e de Segurança e Trânsito, com a Guarda Municipal e a Defesa Civil.

De acordo com a prefeitura, o pedido ao ICMBio foi feito após a avaliação de que as ações tomadas para evitar os alagamentos no balneário da Praia de Carapebus e seus acessos não surtiram os efeitos desejados, ainda havendo risco de morte para os moradores.

Entre as ações realizadas estavam a limpeza da vala de drenagem na estrada da praia para o Canal do Maracujá; a instalação de bomba de drenagem para escoamento de água para o mar; e retirada da areia próxima ao canal extravasor para barramento do canal interno, de forma a garantir a eficácia do bombeamento da água para o mar.

“Porém, nenhuma das medidas surtiu efeito e a água continuou avançando”, contou o governo municipal.

Segundo o secretário de Segurança e Trânsito, Ricardo Aquino, o local está proibido para banhistas, seguindo diretrizes do próprio ICMBio, que entende que, com a abertura da barra da lagoa, a área oferece risco de acidentes para os banhistas.

“Atendendo uma determinação do ICMBio, ficará uma equipe com Guarda Municipal e um salva vidas da Defesa Civil para proibir o acesso de banhistas para evitar acidentes no local”, explicou Ricardo Aquino.

Mais lidas da semana