Mídias Sociais

Política

Prefeito de São Pedro da Aldeia se reúne com deputado estadual do Rio em nome do Consórcio Lagos São João

Avatar

Publicado

em

 

O Prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho (MDB), recebeu o deputado estadual Dr. Serginho (PSL) e outros membros do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), do qual o prefeito também é presidente eleito.

Segundo a prefeitura, o encontro teve como objetivo discutir o apoio e a articulação do parlamentar junto aos governos, estadual e federal, para, através do CILSJ, conseguir as obras em benefício da Lagoa de Araruama.

Entre os projetos que estão recebendo atenção, estão as obras de dragagem da Lagoa, já licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), além do balizamento do Canal do Itajuru, nos trechos entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

O CILSJ se atenta também para a solicitação de adequação da Instrução Normativa Interministerial 002, de 2013, para a separação do período de Defeso do Peixe do Defeso do Camarão, assim como a mudança nas áreas de pesca, que contemplam antigas solicitações dos pescadores.

“A gente discutiu algumas metas prioritárias em prol da nossa Lagoa e o deputado se propôs a ir à Brasília levar essas demandas. Essa é uma luta antiga nossa dentro do Consórcio e de todos os pescadores. Não dá mais para esperar, precisamos dessas ações urgentemente, e estamos contando muito com o Governo do Estado e com o deputado Dr. Serginho, que hoje é o representante da nossa região. Quero agradecer o apoio de todos os prefeitos nessa luta e do nosso deputado, que tem sido um importante parceiro”, contou Cláudio Chumbinho.

Durante o encontro, o deputado estadual do PSL compartilhou notícias do governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), a respeito da dragagem da Lagoa para a retirada de impurezas e desassoreamento das águas.

Ainda de acordo com a prefeitura, as obras que estão em fase de licitação já foram licenciadas e serão executadas através do governo estadual, com recursos próprios do Inea, em um investimento na ordem de 20 milhões de reais.

A previsão, segundo o governo municipal de São Pedro da Aldeia, é de que as operações sejam iniciadas até o fim do ano, com obras que vão abranger todo o trecho da Lagoa de Araruama, desde a entrada do Forte São Mateus, em Cabo Frio, até o bairro Boqueirão, em São Pedro.

“O Prefeito Chumbinho, na qualidade inclusive de presidente do Consórcio Lagos São João, marcou essa reunião para que a gente pudesse ver como anda esse projeto de dragagem. A Lagoa de Araruama é uma riqueza que São Pedro da Aldeia e a Região dos Lagos como um todo têm, e a questão da dragagem é de vital importância para que ela sobreviva. A gente trabalha com empenho para que essa obra aconteça até o fim desse ano e eu me coloco à disposição. Já temos os projetos em mãos para levar ao Ministro do Meio Ambiente e eu faço questão de fazer essa interlocução inclusive por intermédio dos deputados federais”, comentou Dr. Serginho, que segue trabalhando apesar do recesso parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Mais lidas da semana