O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), recebeu seu gabinete nesta quarta-feira, 17, a visita da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho, para estreitar os laços entre o município e a universidade.
“Temos uma interlocução muito boa com a universidade. A gente se entende muito bem. O governo municipal quer sempre dialogar com a UFRJ. Macaé tem o 2º maior polo da universidade, atrás somente da sede, na Ilha do Fundão, na cidade do Rio de Janeiro”, destacou Welberth Rezende.
A reitora aproveitou para lembrar que a UFRJ é organizada em centros, os chamados campi, um deles instalado em Macaé, sendo, inclusive, o único do interior do Estado, já que outro fora da capital fica em Duque de Caxias, na região do Grande Rio.
“A cidade [de Macaé] agora possui um Centro Universitário, que teve a criação aprovada, por unanimidade, na UFRJ. Macaé é uma cidade estratégica, e onde se produz muito conhecimento”, reforçou Denise Pires de Carvalho.
Segundo a prefeitura, a reunião apontou um caminho de evolução na relação entre o poder público municipal e a UFRJ, já que o prefeito prometeu todos os esforços possíveis para atender as demandas da universidade.
“A intenção da prefeitura é fazer com que a UFRJ seja cada vez maior e tenha ainda mais estrutura em Macaé”, afirmou Welberth Rezende.
Além do prefeito de Macaé e da reitora da UFRJ, participaram do encontro o decano e o vice-decano da UFRJ em Macaé, respectivamente, Irnak Barbosa e Carlos Eduardo Lopes, assim como a assessora da Reitoria da UFRJ, Vera Lúcia Aguiar Esteves.
Em Macaé, o campus da UFRJ oferece os cursos de graduação, Bacharelado em Química, Ciências Biológicas, Enfermagem e Obstetrícia, Engenharia, Farmácia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Medicina, e Nutrição, além dos cursos de pós-graduação em Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação, Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos, e Biociências.
O campus, que conta com um corpo docente formado por 262 professores, sendo 167 doutores, 77 mestres e 18 especialistas, com 2.458 alunos matriculados, funciona na Cidade Universitária, localizada na Avenida Aluizio da Silva Gomes, 50, na Granja dos Cavaleiros.