Mídias Sociais

Política

Preconceito contra a mulher mancha disputa eleitoral em Araruama

Avatar

Publicado

em

 

A eleição para prefeito e vereador em Araruama está chegando à reta final e lamentavelmente o comportamento sexista de alguns candidatos mostra que ainda há muito a ser percorrido pela igualdade de direitos entre homens e mulheres no Brasil.

No campo da política, a história mostra que ainda há muito caminho a ser percorrido. Apesar de todos os esforços da justiça eleitoral pela maior participação das mulheres, com cota de 30% para o número de candidaturas nas legendas, há quem pense publicamente que lugar das mulheres é à sombra dos homens. É o que tem acontecido com a candidata Lívia de Chiquinho, esposa do ex-prefeito Francisco Ribeiro, o Chiquinho da Educação.

Machismo contra Lívia nos jornais e na internet

Nas ultimas semanas a equipe de campanha tem intensificado o combate ao machismo contra a candidata trazendo a público, nos comícios e caminhadas, o preconceito sofrido pela candidata, principalmente diante da circulação de jornais na cidade com conteúdo explicitamente machista e com intento de ferir a honra da candidata, o que pode configurar crime eleitoral contra a candidata do PDT. A acessória da candidata informou a redação do Diário da Costa do Sol que lamenta o fato de jornais fazerem críticas ao fato do PDT ter uma mulher como candidata e reafirma que o machismo de adversários mostra que acertaram na escolha de Lívia para a disputa pela prefeitura. Pediu ainda que os adversários evitem as criticas pessoais e foquem no debate de propostas.

A cozinheira não pode ser prefeita ?

Menos comedido com as palavras, Chiquinho da Educação rebate o comentário adversários que dizem que Lívia não tem capacidade de governar por ser mulher e cozinheira. "Em uma reunião as portas fechadas, aquele frouxo do prefeito disse que jamais irá permitir que uma cozinheira governe Araruama. Pois saiba este comandado  por secretários que é esta cozinheira que tem o tempero certo para resolver o caos que ele e o menino do deputado de Saquarema deixaram”."Segundo Chiquinho, Lívia não somente é a pessoa mais capacitada para governar Araruama como também é a primeira a compor sua equipe de campanha com maioria de mulheres, tanto o palanque quanto nas caminhadas, a candidata pelo PDT mostra que é a vez de Araruama ser governada por uma mulher. "É uma candidata honesta e que tem feito uma campanha com toque feminino. Proibiu o uso de fogos de artifício nos comícios e exige o cumprimento rigoroso nos horários de início e término. Em respeito à determinação da brilhante juíza Alessandra Souza Araújo." Afirmou.

Mais lidas da semana