Mídias Sociais

Política

Nova regra eleitoral em Búzios favorece caminhadas mais que comícios

Avatar

Publicado

em

 

A Lei nº 13.165/2015, conhecida como Reforma Eleitoral 2015, que promoveu importantes alterações nas regras das eleições deste ano ainda manteve, junto com os comícios e caminhadas, as carreatas. No entanto, em Búzios regras diferenciadas foram propostas pelo juiz eleitoral Marcelo Villas e endossada pelos representantes dos partidos políticos da cidade.

O que se tem visto pela cidade é uma imagem bem diferente do restante da região, “Um oásis diante da poluição sonora e visual dos municípios vizinhos”, comentou a moradora do bairro Rasa, Edite Munis de Figueredo.

Diante dessas regras diferenciadas, com um controle extremamente rígido das normas pertinentes a legislação eleitoral, preveem em Búzios, entre outras coisas, a proibição de carros de som e carreatas. As caminhadas ganharam mais força, mas os comícios também não foram rejeitados, ainda que apenas o candidato a reeleição André Granado (PMDB) tenha até o momento realizado o seu, que demonstrou uma maior participação que do candidato e ex-prefeito Mirinho Braga (PDT), que optou por pequenas reuniões públicas em uma tenda. Os candidatos Alexandre Martins, Felipe Lopes , e Cláudio Agualusa ainda não fizeram comícios.

Mas são as caminhadas que estão roubando a cena.  A última caminhada de André Granado, que, por força de seu candidato a vice-prefeito Henrique Gomes, conseguiu trazer praticamente todos os vereadores de mandato para seu lado, em Manguinhos (considerado reduto de Mirinho Braga) chamou atenção pelo número de pessoas. Algo que não era comum nas eleições passadas, que tinham como sua grande marca as carreatas.

Mais lidas da semana