Mídias Sociais

Política

Pré-Vestibular Social de Macaé abre inscrições nesta sexta, 10, para estudantes que sonham com Ensino Superior

Publicado

em

 

Começa nesta sexta-feira, 10, ao meio dia, o período de inscrições para os estudantes que quiserem fazer o Pré-Vestibular Social (Pré-Vest), programa da Prefeitura de Macaé que visa promover a inclusão dos estudantes que não têm condições de pagar cursinhos preparatórios ou estão longe dos estudos, mas desejam ingressar em uma faculdade.

O prazo para as inscrições termina na próxima sexta-feira, 17, e os interessados precisam ter concluído o Ensino Médio ou que tenham previsão de concluir o Ensino Médio até o fim do ano letivo de 2022.

As inscrições precisam ser feitas no site da prefeitura, que oferece 380 vagas, sendo 120 para o turno da manhã, 120 para tarde, e 140 para o turno da noite, mas os candidatos que optarem pelo turno da noite devem apresentar, no ato da matrícula, uma declaração de trabalho atualizada, contendo horário de entrada e saída da atividade laboral.
Segundo a prefeitura, os critérios e pontuações para a classificação serão, candidatos de escolas públicas ou bolsistas (1 ponto), moradores de Macaé (1 ponto) e alunos que frequentaram as aulas remotas em 2021 (2 pontos).

“Será utilizado como critério de desempate: alunos que frequentaram as aulas remotas no Pré-Vestibular Social no ano de 2021, e idade, dando a preferência à faixa etária mais elevada”, completou o município.

O Pré-Vest, que funciona na Cidade Universitária, conta a atuação de um grupo especializado de professores da rede municipal, oferecendo, antes do ingresso dos alunos, palestras direcionadas sobre vestibular e orientação vocacional.

O resultado das inscrições será divulgado pela Secretaria Adjunta de Educação Básica no próximo dia 27 de janeiro, a partir do meio dia, no site da prefeitura, em uma lista com os nomes dos classificados e números das inscrições.
Já a matrícula será efetivada nos dias 2, 3, 4 e 7 de fevereiro, conforme calendário que seguirá iniciais dos nomes dos candidatos e o turno escolhido para estudo. Caso não haja preenchimento total das vagas após três dias do encerramento, uma nova chamada será realizada no site, do cadastro reserva, considerando a listagem dos inscritos.
De acordo com o edital do Pré-Vest 2022, não podem concorrer às vagas candidatos que estudam em horário integral; que já possuem graduação, e que já participaram do programa no período de 2 anos.

O início das aulas do Pré-Vestibular Social 2022 está previsto para acontecer no próximo dia 14 de fevereiro, de forma presencial, lembrando que, em função da pandemia do coronavírus, tanto a data quanto o edital podem sofrer alterações.

Mais lidas da semana