Mídias Sociais

Política

Prazo para regularizar situação do título de eleitor termina nesta quarta-feira, 9

Avatar

Publicado

em

 

Constituição Federal determina obrigatoriedade do voto para brasileiros que completarem 18 anos antes de 7 de outubro, sendo facultativo apenas o voto de adolescentes entre 16 e 17 anos, de maiores de 70 anos, e de analfabetos

Termina nesta quarta-feira, 9, o prazo para regularizar a situação do título de eleitor, visando o exercício da cidadania, através do voto, nas eleições gerais marcadas para acontecer em outubro deste ano.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que estiverem com o título em situação irregular, não poderão votar no pleito que elegerá presidente, governadores, deputados estaduais e federais, e senadores.

A data também marca o limite para regularizar o cadastro e requerer outros serviços à Justiça Eleitoral, como mudar o endereço do domicílio, incluir nome social no título, e pedir atendimento especial para deficientes.

O TSE lembra ainda que quem perder esse prazo, só poderá fazer as alterações após as eleições, além de não poder participar da escolha de seus próximos representantes em seu estado e também no governo federal e no Congresso.

Quem ainda não tiver o título de eleitor, pode obtê-lo comparecendo ao cartório eleitoral de sua região com documento de identidade; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. E quem precisar tirar a 2ª via do título, basta ir ao cartório eleitoral portando um documento de identidade.

Para verificar se o seu título de eleitor está regular, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na página oficial do TSE na internet, através do endereço eletrônico, www.tse.jus.br, no Portal do TSE.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 7 de outubro e o segundo turno no dia 28 de outubro, nos casos em que houver necessidade, conforme informações divulgadas pelo próprio TSE.

Mais lidas da semana