Mídias Sociais

Destaque

Prazo para definição de candidaturas se aproxima

Avatar

Publicado

em

 

Começa esta semana o período em que os partidos vão definir candidatos que concorrerão aos poderes Executivo e Legislativos em todas as cidades do Brasil. A partir da próxima quarta-feira (20) começa o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias que ratificarão as candidaturas majoritárias e proporcionais para as eleições.

Até o dia 5 de agosto serão conhecidas todas as chapas e coligações para aquela que promete ser uma das disputas mais acirradas da história recente de Cabo Frio. Vários partidos realizarão suas convenções já na próxima semana, caso do PMDB, do deputado federal e pré-candidato a prefeito Marquinho Mendes.

Até o momento, já declararam pré-candidatos ao cargo de prefeito o próprio Marquinho, o também deputado Jânio Mendes (PDT), o vereador Dr. Adriano (REDE), o ex-deputado Dr. Paulo César da Guia (PSDB) e o economista Cláudio Leitão (PSOL).

A maior dúvida que paira sobre Cabo Frio é em relação à candidatura ou não do atual prefeito Alair Correa (PP) à reeleição, que depois de anunciar para todos na semana passada a retirada da candidatura em favor de Dr. Paulo César, teria voltado atrás por pressão do seu partido. Fontes ligadas ao governo informam que Alair teria recebido o pedido diretamente do governador interino Francisco Dornelles, presidente estadual do Partido Progressista. A informação que não foi confirmada pela Prefeitura.

O motivo que teria levado Alair a cogitar uma desistência da reeleição seria a situação administrativa em que o seu governo se encontra. Atrasos salariais, greves de vários segmentos do funcionalismo, constantes manifestações e pendências na Justiça certamente poderiam prejudicar sua reeleição, causando uma enorme e vergonhosa derrota nas urnas.

Marquinho se mantém em silêncio quando o assunto é o companheiro de chapa. Muito por causa de suas inúmeras pendências judiciais, que podem inclusive, barrar a sua candidatura. Entre os principais cotados para assumir o posto de vice na chapa de Marquinho, estão o vereador Aquiles Barreto (SD) e a empresária Ruth Schuindt, que foi vice na chapa de Jânio em 2012.

Entretanto, caso a candidatura de Marquinho não seja possível, comenta-se nos bastidores da política cabofriense que Aquiles Barreto poderia concorrer, seu irmão e ex-secretário Carlos Victor Mendes e até mesmo sua mulher, a empresária Camila Mendes poderiam entrar na disputa.

Na chapa de Jânio, os nomes mais cotados são dos empresários Waldemir Mendes, que até meses atrás fazia parte do grupo de Alair e Adelício José dos Santos. No entanto, há quem aposte em uma composição com Dr. Adriano. Mas o vereador já declarou inúmeras vezes que sua candidatura é sólida, e que ele é pré-candidato a prefeito, e não a vice na chapa de ninguém.

Até o momento, a única chapa confirmada é a de Cláudio Leitão. O partido socialista, que é avesso às coligações por questões ideológicas e programáticas, aposta em uma figura de Tamoios para aumentar a popularidade do partido: o advogado Jorge Richele.

 

Mateus Marinho

Mais lidas da semana