Mídias Sociais

Política

Aprovação de Área de Especial Interesse vai trazer desenvolvimento pra Rasa

Avatar

Publicado

em

 

Na manhã da última quinta-feira, dia 15, na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Búzios ocorreu um embate diante da discussão da pauta que trata do projeto de lei que regulamenta duas áreas de especial interesse para o Município: uma ambiental e outra urbanística, ambas no bairro Rasa.  Pelo projeto de lei se possibilitará a ampliação da área urbanística - já existente - permitindo usos e atividades no bairro como, por exemplo, uma agência bancária e um posto de gasolina (antigas demandas da população). Ocorre que o projeto ficou por mais de dois meses em posse da Comissão presidida pelo vereador Felipe Lopes, sem emissão de parecer. Segundo o vereador Messias Carvalho, extrapolando o prazo regimental para ser votado ou devolvido ao Executivo.

Isolado, o vereador Felipe propôs a votação imediata do projeto argumentando a possibilidade de se votar apenas parte da proposta, que ele chamou de Zona Comercial, alegando que com isso não se mexeria da área ambiental. Felipe foi rebatido em seus posicionamentos pelo vereador Messias Carvalho, que explicou ao vereador de oposição, e aos demais presentes na Sessão, o que consta no Plano Diretor: “As AEI's (Áreas de Especial Interesse) são implantadas para intervenções diversas que sejam necessárias nas zonas estabelecidas no Município, tudo já especificado no Plano Diretor. Na proposta são duas áreas, sendo a ambiental exclusivamente para fins de preservação, onde obviamente não será permitido construir nada”.

Messias ainda explicou que na verdade o projeto pretende consolidar a proteção daquele ecossistema, com a inclusão de uma nova área de proteção.

“Na área ambiental, já existente, não se mexerá em nada. O que se pretende é que a ela seja ligada uma outra área que passa por trás do bairro Boa Vista e por trás do Green Ville, ampliando a AEIA (Área de Especial Interesse Ambiental), criando-se um Corredor Verde (que é caminho de águas) até a área já existente de Interesse Ambiental, que protege a Praia da Gorda. Já a Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) será para fins de regularização do existente, para garantir oferta de lotes acessíveis a população  (como se deu com o Loteamento Pórtico de Búzios) e para permitir outros usos e atividades (banco, posto de gasolina, entre outros), consolidando o que poderíamos chamar de uma nova centralidade urbana, que contribuirá para soluções relacionadas a mobilidade urbana. Eu não entendo como um vereador pode não querer que isso aconteça pro povo da Rasa”, disse Messias.

O posicionamento em favor da Rasa foi corroborado pelos vereadores Zé Marcio, Henrique Gomes, Lorran Silveira e Joice Costa. Henrique Gomes frisou que os questionamentos em qualquer pauta são para serem apresentados e resolvidos, e não pra servir de desculpa para deixar de viabilizar o andamento do processo.  “O que tem de ser dito é que a matéria é de interesse da cidade, e a cidade é maior que situação ou oposição.”, finalizou Henrique.

 

Mais lidas da semana