Um grupo de moradores do Monte Alto, em Arraial do Cabo, realizou um protesto neste sábado, 24, cobrando o desmembramento da área do Parque Estadual da Costa do Sol. Somente com essa separação, os moradores terão acesso a serviços básicos, que hoje não podem chegar a localidade por se tratar de uma área de preservação ambiental.
Nos últimos dias, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ começou a discutir o assunto, inclusive, aprovando em 1º instância o projeto de Lei, que autorizava a retirada do Monte Alto da área do Parque da Costa do Sol. Porém, os deputados estaduais, Rosembeg Reis e Marcos Abrahão, aproveitaram a ocasião para solicitar o desmembramento de outras áreas do Parque, o que gerou uma repercussão negativa na Região e acabou parando o desenvolvimento do projeto.
Agora, é necessário aguardar o andamento das emendas para saber qual será a decisão definida pelos Deputados.
Sobre o projeto - O projeto de autoria do Deputado Jânio Mendes excluí dos limites do Parque Estadual da Costa do Sol, criado pelo Decreto 42.929, de 18 de abril de 2011, a atual "Área de Risco – AR de Monte Alto", localizada no município de Arraial do Cabo. Segundo ele, o objetivo é reparar um erro cometido há anos e atender famílias que já estavam habitando o local.
Em meio ao andamento do projeto, os Deputados Rosenverg Reis (PMDB) e Marcos Abrahão (PTdoB) querem também a retirada de outras quatro áreas do Parque. Sendo elas: Uma em Cabo Frio, no Morro do Mico, entre o Jacaré e o Porto do Carro, compreendendo uma relevante área de Mata Atlântica e três áreas em Saquarema, que atingem a Lagoa de Jacarepiá, a Lagoa Vermelha e fragmentos importantes de restinga.