Mídias Sociais

Política

Pesquisa IBOPE Inteligência: Em São João da Barra, Carla Machado lidera com ampla vantagem a disputa pela prefeitura

Avatar

Publicado

em

 

O IBOPE Inteligência foi a campo para medir a intenção de voto em São João da Barra entre os dias 18 e 21 de setembro. No levantamento que foi encomendado pelo Jornal Diário da Costa do Sol, a candidata Carla Machado (PP) está na liderança isolada com 69% das intenções de voto, contra 22% do atual prefeito Neco (PMDB), ou seja, Carla possui mais que o dobro do segundo colocado.

Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto, somam 4%. Já os indecisos representam 5% da amostra.

Foi feita a pergunta para os entrevistados, se caso a eleição para Prefeito de São João da Barra fosse hoje, em qual candidato votariam. Mais uma vez Carla Machado liderou a pesquisa com 69% das intenções, contra 22% de Neco. Branco ou Nulo ficaram em 4%. Já quem não souberam ou não responderam, chegou a 5%. Isso em uma escala de 0 a 100.

O IBOPE Inteligência avaliou também que as intenções de voto em Carla Machado são mais expressivas entre os candidatos que têm renda familiar de 1 a 2 salários mínimos. Já Neco apresenta intenções de voto homogêneas nos segmentos analisados como (sexo, idade, escolaridade e renda).

Na avaliação de intenção de voto espontânea, aquela sem a apresentação dos nomes dos candidatos, ou seja, pelo partido, mais uma vez Carla Machado lidera com 65% das intenções (PP), contra 19% para Neco, no caso PMDB. Branco ou nulo ficou com 5% e Não souberam ou preferiram não opinar, com 11%.

No quesito Rejeição, ou seja, o candidato no qual o entrevistado não votaria de jeito nenhum, o candidato Neco (PMDB) liderou com 66% das intenções, contra Carla (PP), com 19%. Já a resposta espontânea que poderia votar em todos ficou com 6% e Não souberam ou preferiram não opinar, com 10%.

O IBOPE Inteligência fez uma avaliação também da administração atual, tanto para prefeito, como para governador e presidente.

Na avaliação do atual governo do candidato Neco, somente 10% dos entrevistados acham Ótima ou Boa. 21% ficou com uma administração Regular. Já Ruim ou Péssima, ficou com 66% e Não souberam avaliar, com 2%.

Quando chegou na Aprovação do atual governo, somente 20% dos entrevistados aprovaram, contra 75% de reprovação. Não souberam avaliar ficou com 5%.

Foi perguntado também sobre o atual governador do estado Francisco Dornelles. Os que acham Ótima ou boa somam 10%; Regular com 41% . Já quem acha uma administração Ruim ou péssima, chegam a 22% e Não souberam avaliar, com 27%.

Na avaliação da atual presidência do pais, o presidente Michel Temer ficou somente com 11% de um governo ótimo ou bom. Já quem acha Regular somou 41%; Ruim ou péssima chegou a 28%. Não souberam avaliar, com 20%.

O IBOPE Inteligência ouviu 406 eleitores entre os dias 18 e 21 de setembro de 2016. Com uma margem de erro estimada de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pelo Diário da Costa do Sol e registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-02605/2016.

 

Esio Bellido

 

 

 

 

 

 

 

Mais lidas da semana