Antes conhecida apenas por sua relevância no cenário econômico devido à sua importância para a indústria do petróleo no Estado do Rio, a cidade de Macaé vem conseguindo, aos poucos, ampliar sua vocação turística, movimentando outros setores da economia.
Fruto dos muitos esforços da gestão do prefeito Dr. Aluizio (PSDB), o município apareceu como um dos 10 destinos mais procurados no Estado para o último Carnaval. As informações são de um dos maiores sites de buscas de viagens e hospedagens do Brasil e do mundo, o Hotel Urbano (Hurb).
Dados da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé apontam que a ocupação nos hotéis chegou a 75%, com cerca de 20 ônibus turísticos cadastrados durante o Carnaval. Levando em conta dados de dezembro até o feriado de fevereiro, foram mais de 70 ônibus e 36 agências de diversos lugares do país.
Segundo o portal do Hotel Urbano, Macaé aparece na 8ª posição da lista, com uma procura de 4,21%, à frente de Penedo, com 2,57% e Mangaratiba, com 2,43%. Na frente de Macaé, aparecem a capital do Estado, com 28,74%; seguida de Armação dos Búzios, de 17,88%; de Cabo Frio, com 13,79%; de Angra dos Reis, com 10,82%; de Paraty, com 7,77%; de Arraial do Cabo, com 6,91%; e de Petrópolis, de 5,14%.
“Ter o município em evidência no site do Hotel Urbano, um portal com mais de 13 milhões de seguidores em suas redes, é mais uma ferramenta na construção de um município cada vez mais estruturado para receber visitantes”, comentou o secretário adjunto de Turismo de Macaé, Léo Anderson.
Para ele, o resultado do portal do Hotel Urbano, com Macaé como o 8º destino mais procurado do Estado do Rio no último feriado de Carnaval demonstra que o trabalho do município voltado para o turismo está sendo bem realizado pelo governo.
“O Hotel Urbano é uma das maiores agências de viagens online do mundo, além de ser no Brasil a empresa que comercializa o maior número de opções de hospedagem na internet. E vivemos isso durante todo o verão. O número de turistas superou as expectativas. Com certeza, o público do Carnaval desse ano foi superior ao do ano passado. E trabalhamos bem Macaé como sendo um destino para a família”, avaliou o secretário.
Léo Anderson explicou também que pesquisas de satisfação vêm sendo realizadas com as agências turísticas que atuaram na cidade durante o último feriado de fevereiro, e que a maioria dos visitantes que escolheram o Carnaval macaense são dos estados do Rio, de Minas Gerais e até de São Paulo.
O secretário adjunto de Turismo de Macaé acredita que o município está no caminho certo nesse setor, ressaltando o aumento gradativo na procura como destino, aproveitando o fato da cidade ter a 2ª melhor estrutura hoteleira do Estado, perdendo apenas para a capital fluminense.
“O turismo funciona como uma grande engrenagem. Se cada um cumprir o seu papel, tudo fica de forma ordenada. Só conseguimos essa consolidação de Macaé como destino de lazer com a parceria entre o público e o privado. Existe uma premissa que diz que a cidade só é boa para o turista se for boa para o morador, e ter infraestrutura é ser uma cidade organizada, limpa, com boas estradas, ter hospital. Isso tudo Macaé oferece”, falou Léo Anderson.