Mídias Sociais

Cidades

Partidos políticos de Macaé se preparam para anunciar seus candidatos e coligações

Avatar

Publicado

em

 

Está chegando a hora da população de Macaé conhecer os nomes dos candidatos que disputarão as vagas no Executivo e no Legislativo nas próximas eleições municipais, em outubro deste ano.

De acordo com o calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), começa nesta quarta-feira, 20, o prazo para que os partidos realizem suas convenções internas para decidir quem, de fato, concorrerá nas urnas.

Dos 5 partidos que tinham pré-candidatos à prefeitura, apenas o PR, do empresário André Longobardi, a REDE, do vice-prefeito Danilo Funke, e o PRB, do vereador Igor Sardinha, ainda não se pronunciaram sobre suas convenções.

O PMDB, do Prefeito Aluízio, e o PDT, do vereador Chico Machado, já marcaram as datas para as definições das chapas e das coligações, embora os dois partidos estejam traçando estratégias bem diferentes.

Prefeitura (Fumdec) e Sebrae apresentam a Rodada de Negócios para empresários. Data: 08/05/2014. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé

Prefeitura (Fumdec) e Sebrae apresentam a Rodada de Negócios para empresários. Data: 08/05/2014. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé

No PMDB, que definirá seus candidatos no próximo dia 3 de agosto, os discursos apontam para uma chapa “puro-sangue”, que é uma indicação da liderança nacional do partido.

“Essa coisa de campanha ‘puro-sangue’ é uma diretiva da nacional do PMDB, mas é lógico que haverá composição com outros partidos, e a expectativa é de que essas composições sejam para agregar”, comentou o vereador Paulo Antunes, durante a inauguração da nova sede da Polícia Federal em Macaé, no fim de junho.

Traduzindo a expressão, o partido deve mesmo evitar ter um vice-prefeito de outra legenda, o que pode dar mais tranquilidade ao Prefeito Aluízio, que, em caso de confirmar o favoritismo e ser reeleito, não terá que se preocupar com um vice fazendo campanha contra, como é o caso atualmente.

No partido, inclusive, a maior dúvida parece ser mesmo em torno do nome do vice na campanha de reeleição do Prefeito Aluízio. Depois de Léo Gomes, Guto Garcia, Julinho do Aeroporto e Zezé Abreu, as últimas informações do partido apontavam que o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães, poderia ocupar o cargo, mas a definição oficial só deve sair no próximo dia 3.

O partido, que já conta com o apoio do PPS, dos vereadores Dr. Eduardo Cardoso, Welberth Rezende e Manoel Francisco, e do PROS, do vereador Cesinha, deve ter essas alianças confirmadas no próximo dia 26, data da convenção do PPS.

“A escolha do vice é uma decisão do prefeito. O PPS ficaria lisonjeado com uma indicação, mas independente do vice, nós estamos com o Aluízio, e vamos apoiar o vice que ele escolher”, declarou o Presidente da Câmara, Dr. Eduardo.

3.1 Panorama Eleitoral 3 - Divulgação

Outro que definiu a data de sua convenção é o PDT, do vereador Chico Machado, que depois de deixar o PMDB e a base governista em 2015, se tornou ferrenho opositor ao atual governo.

À sombra do ex-prefeito Riverton Mussi, que também ingressou no partido, Chico ganhou na semana passada a aliança de outro vereador da oposição, Maxwell Vaz, do Solidariedade (SD).

O anúncio foi feito na última sexta-feira, 16, quando os dois partidos divulgaram também a data de suas convenções. Enquanto o PDT realizará a sua nesta sexta-feira, 23, o SD deixou para o dia 27 a definição de seus candidatos.

Além dos nomes para a disputa eleitoral, o PDT também deve confirmar a coligação que reunirá outros 9 partidos, PEN, PHS, PMB, PP, PSL, PTB, PTC, PT do B, além do PSC, da vereadora Renata Paes.

3.1 Panorama Eleitoral 4 - Reprodução

Indefinidos – Enquanto os chamados “peixes grandes” da cidade já definiram as datas de suas convenções, os demais partidos com – por enquanto, ainda – pré-candidatos se mantêm dialogando em busca de apoio.

O partido que parece estar mais adiantado nesse quesito é o PRB, do vereador Igor Sardinha, que já tem confirmado seu vice, o também vereador Amaro Luiz, do PSB, mas que ainda não divulgou a data da convenção do partido.

“Assim que definirmos tudo, repassaremos as informações”, disse Igor, através de sua página no Facebook.

E a coligação pode ganhar a aliança de mais um membro do legislativo nos próximos dias. Trata-se do vereador Marcel Silvano, do PT, partido que deve realizar sua convenção no dia 4 de agosto, mas pode mudar a data dependendo do resultado das conversas com o PRB e a REDE, do ex-petista Danilo Funke.

O partido do atual vice-prefeito, bem como o PR, do empresário André Longobardi, também ainda não divulgaram as datas de suas convenções, e, exceto pela grande quantidade de fotos em que aparecem juntos, pouco se sabe a respeito das coligações dos dois partidos para a disputa do pleito municipal.

O prazo do TSE para a definição dos partidos sobre os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para a disputa das eleições municipais de outubro deste ano, se encerra no dia 5 de agosto.

Mais lidas da semana