Equipes da construtora vencedora da licitação trabalham com maioria de mão de obra composta de moradores de Macaé, graças a contrato em modelo de valorização social
A Prefeitura de Macaé entrega, neste sábado, 28, como parte das comemorações do aniversário de 205 anos do município, a primeira fase das obras de urbanização do bairro Jardim Esperança.
Segundo revelado pela prefeitura, as obras no Jardim Esperança incluem implantação de rede de esgoto, drenagem, pavimentação asfáltica e instalação de calçadas, o que, segundo o Secretário de Obras, Saulo Ramos, vão resolver os antigos problemas das chamadas valas negras de esgoto que ficavam a céu aberto no bairro depois das chuvas.
Ao todo, são 20 ruas contempladas, com 2,5 quilômetros (km) de vias e rede de esgoto e galerias de águas pluviais, mas nesta primeira fase, serão finalizadas cerca de 10 ruas, enquanto está sendo construída uma elevatória.
De acordo com o Secretário de Obras, a construção da elevatória está em ritmo acelerado e deve ser entregue em setembro com o término da urbanização. Sobre os problemas de esgoto no bairro, Saulo explica que as obras vão resolver o problema.
“Antes não tinha nada, água, esgoto, nada. Com essas obras de drenagem e rede de esgoto, aquele problema das valas negras de esgoto que apareciam nas ruas por causa das chuvas, a gente espera que seja resolvido”, comentou o secretário, na última quarta-feira, 25.
Para a execução das obras de urbanização foram contratados cerca de 80 profissionais do município, e graças ao contrato entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação, um modelo de valorização social foi implantado com a contratação da mão de obra local, fomentando a economia da cidade.
“A equipe irá atender ao bairro Novo Botafogo. Os trabalhos nessa comunidade irão acontecer ao final dos serviços no Jardim Esperança, onde também será feito o trabalho de urbanização, além da instalação da rede de água”, acrescentou Saulo.