Mídias Sociais

Política

Obras em prol da Lagoa de Araruama são discutidas por autoridades

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O prefeito e presidente eleito do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) Cláudio Chumbinho, recebeu, em seu gabinete, o deputado estadual Dr. Serginho e membros do Consórcio com o intuito de discutir o apoio e a articulação do parlamentar junto aos governos Estadual e Federal para obras em prol da Lagoa de Araruama, via Consórcio.

Durante o encontro, o deputado estadual Dr. Serginho compartilhou notícias do Governador do Estado, Wilson Witzel, a respeito da dragagem da Lagoa de Araruama para a retirada de impurezas e desassoreamento das águas. As obras, em fase de licitação, já foram licenciadas e serão executadas via Governo do Estado, com recursos próprios do Inea, em um investimento na ordem de 20 milhões de reais. A previsão é de que as operações sejam iniciadas até o fim do ano. As obras vão abranger todo o trecho da Lagoa de Araruama desde a entrada do Forte São Mateus, em Cabo Frio, até o bairro Boqueirão, em São Pedro da Aldeia.

“O prefeito Chumbinho, na qualidade inclusive de presidente do Consórcio Lagos São João, marcou essa reunião para que a gente pudesse ver como anda esse projeto de dragagem. A Lagoa de Araruama é uma riqueza que São Pedro da Aldeia e a Região dos Lagos como um todo tem e a questão da dragagem é de vital importância para que ela sobreviva. A gente trabalha com empenho para que essa obra aconteça até o fim desse ano e eu me coloco à disposição. Já temos os projetos em mãos para levar ao Ministro do Meio Ambiente e eu faço questão de fazer essa interlocução inclusive por intermédio dos deputados federais”, destacou o parlamentar Dr. Serginho.

Ainda durante a reunião, o prefeito e a equipe do Consórcio apresentaram outras pautas para serem levadas pelo deputado ao Ministério de Meio Ambiente. Entre os projetos discutidos estiveram o balizamento do Canal do Itajuru para a demarcação, melhoria da navegabilidade e proteção das margens; a solicitação de alteração, via portaria ministerial, do Defeso do Camarão e do Defeso do Peixe, para que aconteçam em períodos distintos conforme a reprodução e crescimento das espécies; além da modificação das áreas de pesca, incluindo o exercício da pesca de arrasto na área I, compreendida entre a boca de entrada do Canal de Itajuru, em Cabo Frio, e a Ponte Wilson Mendes , na altura dos bairros Ponta do Ambrósio e Baixo Grande, em São Pedro da Aldeia.

O prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre o encontro e destacou a importância da parceria com o deputado Dr. Serginho em prol da Lagoa de Araruama. “A gente discutiu algumas metas prioritárias em prol da nossa lagoa e o deputado se propôs a ir à Brasília levar essas demandas. Essa é uma luta antiga nossa dentro do Consórcio e de todos os pescadores. Não dá mais para esperar, precisamos dessas ações urgentemente e estamos contando muito com o Governo do Estado e com o deputado Dr. Serginho, que hoje é o representante da nossa região. Quero agradecer o apoio de todos os prefeitos nessa luta e do nosso deputado, que tem sido um importante parceiro”, disse.

 

Mais lidas da semana