Marcado para acontecer no próximo dia 28 de julho, véspera do aniversário de 206 anos de Macaé, o plebiscito que vai servir para que a prefeitura descubra a opinião pública sobre a municipalização da água na cidade também vai colocar em discussão outra pauta das mais relevantes para os moradores.
Também neste dia, último domingo desse mês, os moradores de Macaé terão a oportunidade de decidir sobre a integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao Sistema Integrado de Transportes (SIT) e sobre a passagem a 1 real.
Se nas questões relacionadas à disputa com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE) a prefeitura segue com o processo de encampação, tendo o Prefeito Dr. Aluizio (sem partido) já rompido o contrato com a estatal, nas questões do transporte público, as dúvidas ainda são muitas.
A expectativa da população e do próprio governo é de finalmente ver resolvida a situação dos 2 trens comprados a 40 milhões de reais na gestão do ex-prefeito Riverton Mussi (PDT), mas que nunca foram utilizados devido a falhas no projeto do VLT, como a falta de estações e incompatibilidade das linhas férreas da cidade.
Além da integração VLT-SIT e a passagem a 1 real, a população também discutirá a possibilidade de uma nova licitação para a concessão do transporte público de passageiros no município, cuja responsabilidade atualmente é da empresa SIT.
Para votar no plebiscito, os macaenses maiores de 16 anos deverão apresentar Título de Eleitor registrado em Macaé, assim como um documento oficial com foto. A votação acontece, das 8h às 17h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.