Mídias Sociais

Política

Novo mamógrafo digital adquirido pela Prefeitura de Macaé já atendeu 400 mulheres em um mês

Avatar

Publicado

em

 

Depois de colocar fim às inúmeras reclamações de vereadores na Câmara Municipal e atender as demandas da população feminina da cidade, a Prefeitura de Macaé comemorou a aquisição de um novo equipamento de mamografia digital para a rede pública municipal de Saúde.

Segundo a gestão, o objetivo é ampliar as ações de promoção e prevenção de doenças, além de melhorar a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, enfermidade que tinha a estimativa de mais 59.700 casos em 2018, segundo publicação no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em novembro do ano passado.

“Com o novo aparelho, o município realizou 400 exames em um mês. O mamógrafo digital trabalha com menos carga de radiação, não polui, a revelação é digital, possui alta resolução, maior definição e a compressão na mama é reduzida pelo maquinário ser mais sensível à captação das imagens”, detalhou a prefeitura.

Causa de morte mais frequente por câncer nas mulheres em todo o mundo, o câncer de mama tem vitimado muitas mulheres no Brasil, chegando, entre 2011 e 2015, atingindo 15,7% do total de óbitos em todos os estamos do país.

Responsável pelo serviço de radiologia e diagnóstico por imagem do município, Luciana De Biase explicou que, com o mamógrafo digital, a precisão e a agilidade do diagnóstico aumentam consideravelmente, fazendo coro com os vereadores e médicos, Dr. Márcio Bittencourt (MDB) e Dr. Eduardo Cardoso (PPS), que, assim como outros parlamentares, vinham criticando a falta do equipamento na rede municipal.

Luciana De Biase acrescentou também que, com a compra do novo equipamento, não há fila de espera, pois as pacientes passam pelo ginecologista, que faz a solicitação do exame, realizado após agendamento feito através da Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria (CCAA).

“A expectativa é criar um grupo voltado para atendimento da mama. Num mesmo local a usuária fará ultrassonografia, mamografia e, caso seja detectada alguma lesão, poderá fazer o diagnóstico de risco patológico”, explicou Luciana.

O novo mamógrafo foi instalado no setor de imagens do Hospital Público de Macaé (HPM), mas para solicitar o exame, é preciso procurar a CCAA levando o pedido médico próprio do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identificação e Cartão SUS. A CCAA atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e fica localizada na Avenida Agenor Caldas, 261, no Centro.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o 2º tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

“A mamografia na prevenção do câncer de mama tem a função principal de detectar a doença ainda em fase inicial para que seja possível iniciar o tratamento logo em seguida. Dessa forma, as chances de cura aumentam e os impactos da doença são minimizados” reiterou a prefeitura.

Mais lidas da semana