Mídias Sociais

Política

Nova UBS será inaugurada neste sábado, 28, em Macaé, com expectativa de atender 2,4 mil pessoas por mês

Avatar

Publicado

em

 

Prefeitura de Macaé acerta os últimos detalhes da obra de construção de novo Unidade Básica de Saúde (UBS), que atenderá os moradores do loteamento Barramares/Barreto e adjacências

Completando o pacote de presentes para a população, em vista da celebração do aniversário de 205 anos da cidade de Macaé, a prefeitura entrega, também neste sábado, 28, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares/Barreto, ampliando a oferta nos serviços de saúde do município.

Segundo a prefeitura, o espaço nasce com expectativa é atender cerca de 2,4 mil pessoas por mês, a partir desta segunda-feira, 30, das 8h às 18h, e irá absorver os atendimentos do Núcleo de Apoio à Mulher (Nuam) Visconde e da UBS do Parque de Exposições Latiff Mussi, que serão desativadas.

“A nova unidade de saúde, construída em área própria do município, contará com 6 consultórios, sala de coleta, consultório odontológico, sala de vacina, de observação e procedimentos e de curativo. Serão oferecidas especialidades como clínica geral, pediatria, ginecologia, dermatologia, enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, além de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, curativo, vacina, coleta de exames laboratoriais, preventivo e pré-natal”, explicou a prefeitura.

Na última segunda-feira, 23, o Prefeito Dr. Aluízio (sem partido) visitou as instalações e destacou que a UBS Barramares/Barreto será a maior unidade de atenção básica, depois do Hospital Público Municipal (HPM), que trata de urgência e emergência.

“O espaço está no epicentro de uma região que concentra 150 mil moradores, em média. São bairros populosos como Barreto, Barra de Macaé, Aeroporto, Vila Badejo, Lagomar, Ajuda e outros. O atendimento será maior e a estrutura também. A proposta é cuidar das pessoas e, com isso, reduzir o número de usuários nas unidades de emergências”, comentou o prefeito.

De acordo com a Secretária Adjunta de Atenção Básica, Deusilane Galiza, esse modelo atende à nova política nacional de Atenção Básica, que amplia a oferta de serviço e busca garantir assistência integral à população em geral.

“A maioria dos pacientes do Nuam Visconde era morador de bairros depois da ponte. Portanto, a localização da nova unidade no Barramares/Barreto é estratégica. Os moradores do Visconde e adjacências serão atendidos no Núcleo de Apoio à Mulher e à Criança (Nuamc) Aroeira”, detalhou a secretária.

As obras foram executadas com recursos próprios da Prefeitura de Macaé e 50% de verba do governo federal. A UBS Barramares/Barreto está localizada na Rua Raul Seixas, esquina com Rua Cazuza, s/n, no loteamento Barramares/Barreto.

Mais lidas da semana