Mídias Sociais

Política

Mercado do Artesão em Búzios é denominado por Escola de Artes

Avatar

Publicado

em

 

Foi aprovado o Projeto de Lei n° 0064/2016, de autoria do Vereador Henrique Gomes (PP). A matéria dispõe sobre a denominação da Escola de Artes que será inaugurado dia 30 deste mês. O prédio passará a se chamar Escola de Artes José Zanine Caldas. O espaço construído na Estrada da Usina, ao lado da Prefeitura de Búzios, foi abandonado por todos os governos anteriores e agora finalmente será concluído.
Esse projeto, que tem investimento do Governo Federal e da Prefeitura de Búzios, tem como objetivo ser um espaço destinado à arte local. Um espaço onde artesãos poderão expor os seus trabalhos e ensinar suas técnicas, com aulas aos futuros artistas buzianos.
A Escola de Artes foi o último projeto, idealizado no ano de 2001, do arquiteto Zanine Caldas, mais conhecido como o ‘Mestre da Madeira’, uma influência no mundo arquitetônico. Contudo, sua obra, que foi iniciada no mesmo ano, nunca foi concluída. Paralisada por muito tempo por falta de iniciativa de administrações passadas, a obra recomeçou em 2013, no atual governo.

“É muito importante homenagear o Zanine por tudo que ele representa para a arte e a arquitetura no Brasil, e principalmente por ter sido seu último projeto, fez especialmente para Búzios. Sobre o mérito dessa obra estar sendo terminada eu tenho de lembrar que o hoje governador Francisco Dornelles, que teve papel importante lá atrás pra que e esse projeto começasse, sempre dizia que não entendia o que acontecia nos governos anteriores que não conseguiam finalizar essa obra. Hoje o atual governo de Búzios conseguir entregar essa obra é uma vitória com certeza”, disse o vereador Henrique gomes durante em sua fala na Câmara.
Para dar continuidade à obra, foi preciso investir recursos da Prefeitura de Búzios. Foram encomendadas madeiras especiais de 25 cm x 25 cm, idealizadas somente para esse projeto do Zanine.

Mais lidas da semana