Mídias Sociais

Política

Média de pessoas infectadas pelo coronavírus somando os primeiros 3 bairros testados em Macaé é de 15,6%

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou, na manhã do último sábado, 27 de junho, um quadro com informações sobre a testagem em massa que vem sendo realizada nos bairros da cidade através de um mutirão da Secretaria de Saúde.

Desde o último dia 17 de junho, quando a ação começou no Parque Aeroporto, até o sábado, 10 dias depois, quando o mutirão passou pela Barra de Macaé e pela Aroeira, já foram 4.320 pessoas testadas, com 674 apresentando resultado positivo para coronavírus.

Foram 1.597 pessoas testadas no Parque Aeroporto, com 80 infectados (5%); 1526 pessoas testadas na Barra de Macaé, com 219 infectados (14,35%); e 1.197 pessoas testadas na Aroeira, com 375 infectados (31,32%).

De acordo com os números, a média de pessoas infectadas pelo coronavírus nesses testes realizados na população dos 3 bairros que foram visitados pela equipes da Saúde até a última semana, é equivalente a 15,6% das pessoas testadas, ou seja, para cada 100 pessoas testadas, pouco mais de 15 obtiveram reagente positivo para coronavírus.

Apesar de parecer um número baixo, se essa porcentagem for usada como referência de cálculo em cima da população estimada para o município segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é assustador.

Em seu site cidades.ibge.gov.br, onde é possível acompanhar obter diversos dados sobre todas as cidades do país, a população estimada para Macaé neste ano de 2019, tendo como base o último censo, de 2010, é de 256.672 habitantes.

A estimativa leva em conta que se toda a população de Macaé fosse testada, caso a média se mantivesse em 15,6%, conforme registrado nos 3 primeiros bairros onde a ação aconteceu até este fim de semana, seriam mais de 40.040 casos de coronavírus apenas na cidade.

Para se ter uma ideia, de acordo com o último boletim divulgado neste domingo, 28, com dados até o dia anterior, o município registrava 2.472 casos do vírus, um número 93,83% menor do que a estimativa calculada com base na média dos resultados dos testes realizados nos bairros da cidade.

Sem divulgar o número total de todos os testes realizados no município desde o início da pandemia, em março, a prefeitura, que foi pioneira no Estado do Rio na criação de medidas de prevenção à pandemia, segue trabalhando rumo à tentativa de flexibilização, com novas atividades econômicas sendo liberada a cada semana.

Mais lidas da semana