Mídias Sociais

Política

Mais duas escolas seguem com construção em andamento em Macaé, uma em São José do Barreto e outra na Ajuda

Avatar

Publicado

em

 

Equipes da prefeitura continuam trabalhando nas obras de construção da Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto, que tem previsão de atender 300 crianças de 2 a 5 anos de idade do bairro e da vizinhança

A Prefeitura de Macaé informou nesta semana que mais duas escolas continuam com as obras de construção em andamento, uma da Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto, e outra da Pré-Escola da Ajuda.

Enquanto primeira fica na Rua 12, Loteamento Franco Plaza,  no bairro São José do Barreto, próximo ao Jardim Franco, a segunda está localizada na Estrada do Caminho, lote 221, próximo à Escola Municipal Elza Ibrahin, na Ajuda.

Segundo governo municipal, a obra no Barreto, de 1.100 metros quadrados (m²), está na etapa de emboço, estruturação da cobertura do pátio e colocação de esquadria, tem previsão de atender 300 crianças de 2 a 5 anos até o fim do 2º semestre letivo, além de contemplar moradores do Jardim Franco,  Ajuda e proximidades como São José do Barreto.

Já a obra na Ajuda, com 1.118 m², está passando pelas etapas de emboço e cobertura do pátio, e tem previsão de atender alunos na faixa de 2 a 2 anos e contemplar a demanda de moradores da Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e proximidades.

A obra da unidade do Barreto já passou pelas fases de fundação, levantamento de paredes, estruturação elétrica e alvenaria, já tendo passado pelas etapas de colocação de telhado, concretagem de laje e fundação.

Segundo o vereador licenciado e secretário de Educação, Guto Garcia (MDB), outro objetivo da pasta com a construção da unidade no bairro é ampliar os espaços escolares para melhor atender o segmento infantil.

“Temos muitas obras pela frente, em bairros como Lagomar e Ajuda. A prioridade é atender da melhor forma os moradores destas áreas”, revelou Guto.

Ainda de acordo com Guto, a construção na Ajuda vai atender a reivindicação de moradores da área e também os estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Ancorin, na Ajuda de Baixo, que deve ser remanejada para o local.

O documento focado na implementação das políticas das crianças de 0 a 6 anos, que é desenvolvido pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), conta com concepções quanto à reforma e adaptação dos espaços onde se realiza a Educação Infantil.

As duas obras acontecem nos moldes da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lia Koop Franco, na Vila Badejo. A Escola Municipal de Educação Infantil do Barreto contará com 16 salas de aula, sendo 6 com área de repouso e banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II, de 2 e 3 anos, além de lactário. Já as salas intituladas creche I receberão trocador, fraldário e espaço específico para alimentação. E as salas destinadas aos alunos da creche II terão tatames, banheiros específicos e trocador. A creche III contará com mesas especiais e tatames.

A nova escola também será dotada de sala multiuso-leitura, laboratório de informática, almoxarife, solário, sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro e estacionamento.

A Pré-Escola da Ajuda terá espaços específicos da creche I, creche II, creche III e  pré-escola, com salas que contarão com áreas de repouso e recreação, e banheiros adaptados para as crianças do maternal I e II.

O local também será contemplado com laboratório de informática, salas de recursos multifuncional, sala de leitura, almoxarife, solário, sala para professores, secretaria, sala da diretoria, sala de recursos, além de pátio coberto, anfiteatro e estacionamento.

As salas para alunos da creche I, terão trocador, fraldário e espaço específico para alimentação. Já os alunos da II serão atendidos em espaços com tatames, banheiros específicos e trocador. Para a garotada da creche III haverá mesas especiais e tatames.

Ainda sobre as obras, o superintendente de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Fabrício Reid, concluiu, segundo o site da prefeitura, que as escolas terão espaços adaptados para melhor acomodação dos estudantes e profissionais de ensino, seguindo os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Educação Infantil

Mais lidas do mês