Mídias Sociais

Política

Mais de 10 mil eleitores já realizaram cadastramento biométrico em Rio das Ostras

Publicado

em

 

Em menos de 1 mês, mais de 10% dos eleitores do município já se cadastraram

 

Tunan Teixeira

 

O município de Rio das Ostras já realizou o cadastramento biométrico obrigatório do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio (TRE-RJ) em mais de 10 mil de seus quase 85 mil eleitores registrados nas últimas eleições municipais de 2016.

Em seu site, o TRE-RJ lembra que quem não fizer o procedimento até o dia 9 de dezembro terá o título cancelado e, além de ficar impossibilitado de votar nas próximas eleições, não poderá tirar passaporte, prestar concurso público ou obter empréstimos em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

O cadastramento, que começou no último dia 11 de setembro, é obrigatório para todos os eleitores de Rio das Ostras, inclusive aqueles cujo voto é facultativo, como os menores de 18 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos.

Segundo o TRE-RJ, estão dispensados apenas aqueles que já tiveram seus dados biométricos coletados pela Zona Eleitoral do município, e os que tiverem registrado em seu histórico no cadastro eleitoral o código indicativo de deficiência que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve levar documento de identidade oficial e um comprovante de residência, como conta de luz e água.

Também vale correspondência expedida por pessoa jurídica, como, por exemplo, instituições bancárias ou de crédito, TV por assinatura ou a cabo, empresas e órgãos públicos, entre outras, desde que emitido até 3 meses antes da data do atendimento.

O TRE-RJ explica ainda que o atendimento está sendo realizado na Vila Olímpica, na Rua Irmã Faustina, s/n, no Village, e no cartório eleitoral do município, na Avenida Guanabara, 3837, no Bosque da Praia.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h, e quem quiser evitar filas, pode agendar o atendimento pela internet, através do site www.tre-rj.jus.br/biometria, ou pelo telefone (21) 3436-9000.

Foto: Reprodução

 

Mais lidas da semana