A Prefeitura de Macaé promoveu nestas, terça e quarta-feira, 21 e 22, a 1ª semana do I Encontro de Imunização do município, com objetivo de discutir boas práticas na assistência à população, baseada nas atualizações do Calendário Nacional de Vacinação.
O encontro, que aconteceu em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reuniu profissionais da Saúde e estudantes do curso de enfermagem da UFRJ no auditório da Cidade Universitária.
O evento contou com palestras ministradas pela doutora em Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Fernanda Teles; da mestre em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF), Isabela Tavares; e do doutor em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Tiago de Souza.
De acordo com a prefeitura, o encontro reforçou a importância das ações de imunização em Macaé e na região, cumprindo assim com as campanhas previstas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.
“A proposta é reunir as nossas equipes e trocar experiências alcançadas ao longo das campanhas de vacinação que realizamos nos últimos anos. E isso representa mais eficiência em nosso trabalho e maior acolhimento à nossa população”, falou a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales.
O município ressalta que o conhecimento adquirido em 2 anos de campanha de vacinação contra o coronavírus, realizada pelos profissionais que atuam na rede de atenção básica da Secretaria de Saúde, representa o esforço do município em ampliar a cobertura de imunização, integrando o poder público, a academia e a sociedade.
“A Imunização atua na prevenção, no cuidado com a Saúde, e na qualidade de vida da população. Contamos com profissionais dedicados e experientes. E momentos como esses só reforçam a nossa dedicação em promover um trabalho de excelência”, avaliou a coordenadoria do Programa de Imunização do município, Mariana Gulão.
Os debates de profissionais e universitário da área da Saúde seguem no I Encontro de Imunização de Macaé, que continua na próxima semana, também no auditório da Cidade Universitária, com encontros na próxima terça-feira, 28, e quarta-feira, 29.