Mídias Sociais


Política

Macaé divulga programação variada para celebração da Semana do Meio Ambiente

Publicado

em

 

Com atividades no Parque Nacional da Restinga do Barreto, nesta quarta-feira, 1 de junho, às 8h30, para participantes da Guarda Sênior e plantio de mudas e limpeza simbólica do espaço, a Prefeitura de Macaé inicia a programação da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade.

O evento, que segue até esta sexta-feira, 3, e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para participar de ações e reflexões sobre a conservação dos recursos ambientais de Macaé, continua nesta quarta, às 10h, com uma palestra na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Alcina Muzzy de Jesus, no Sana, na região serrana.

Entre as outras atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, estão previstas rodas de conversa e oficinas, com a Semana do Meio Ambiente.

A programação nesta semana é organizada pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, tendo a parceria da Secretaria de Educação, da Guarda Ambiental, da Guarda Sênior, e do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo a prefeitura, a palestra na escola do Sana terá a participação do tecnólogo em gestão ambiental, Márcio Nascimento, que vai apresentar histórias e lendas sobre o Peito do Pombo, um dos patrimônios naturais históricos de Macaé.

A programação segue nesta quinta-feira, 2, às 9h, com plantio de mudas da Mata Atlântica na 1ª quadra da Avenida Evaldo Costa, no sentido Cancela Preta, e com oficinas e palestras na Cidade Universitária, às 10h, sobre o tema “Educação Oceânica e Conservação das Tartarugas Marinhas”, com o coordenador e professor, Vinícius Albano, do NUPEM/UFRJ.

Ainda nesta quinta, alunos visitantes da rede pública municipal terão a oportunidade de assistir às exposições “Pássaros do Brasil”, com quadros diversos, além de maquetes e materiais da Guarda Ambiental, e da coleta de medicamentos vencidos com alunos do curso de Farmácia do campus da UFRJ em Macaé.

Durante o evento, haverá apresentação do grupo de contadores de histórias HistoriArte, e uma tenda de óculos virtual da BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de tratamento de água e esgoto em Macaé, além de materiais como adubos da empresa Vitamina Terrestre.

A programação da Semana Mundial de Meio Ambiente se encerra nesta sexta, às 10h30, no Parque Natural Municipal do Atalaia, com palestra, gincana e tarde de autógrafos do fotógrafo convidado, Paulo Tinoco, e agradecimento quanto à recomposição da Mata Atlântica, na Bicuda Pequena.

Segundo o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Juninho Luna, a programação foi elaborada com a proposta de despertar a consciência ambiental dos moradores, com ações voltadas para todas as idades.

“A intenção é ajudar a promover o desenvolvimento sustentável de Macaé. Esta programação visa destacar que a atenção ao meio ambiente não deve ser apenas no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente). Vamos mobilizar parceiros e um público diverso, como a terceira idade, os jovens e a garotada. A intenção é estimular também a conservação do meio ambiente e dos cuidados para que as futuras gerações possam viver em um município reconhecido por suas riquezas nas nascentes, mananciais e na Mata Atlântica”, explicou Juninho Luna.

Mais lidas da semana