A Prefeitura de Macaé anunciou a implementação, em sua rede pública municipal, da legislação federal que altera as diretrizes e bases da educação nacional e propõe uma nova regra para o Ensino Médio com o direcionamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com o município, essas novas diretrizes, chamadas de Novo Ensino Médio, visam colocar os jovens no centro do aprendizado, por meio de escolhas próprias, de forma orientada, em suas trilhas de aprendizagem.
A prefeitura revelou que em sua rede pública municipal, há 5 escolas de Ensino Médio Regular e duas escolas de Educação para Jovens e Adultos (EJA), que também têm turmas de Ensino Médio, totalizando 800 alunos desse nível educacional.
“A Secretaria de Educação, através da Superintendência de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, encaminhou para as escolas que atendem ao Ensino Médio da rede pública municipal de ensino o Caderno 1 – Ementário Novo Ensino Médio, que é resultado do estudo pedagógico, fruto da parceria entre os pedagogos do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação e Linguagens (NEPEL), coordenado pela orientadora pedagógica Balade Cristina Aref Ayala, e os orientadores pedagógicos que atuam nas unidades escolares que ofertam o Ensino Médio, em Macaé”, explicou o município.
Segundo a superintendente, Odilaine Pinto, o principal objetivo da mudança é apresentar caminhos possíveis sobre os novos componentes curriculares que compõem os itinerários formativos ou as eletivas de estudo para esses jovens.
A gestora acredita que o trabalho, com ementas de 8 componentes curriculares, contou com a diversidade nas discussões, tornando rico o debate entre os técnicos, que viabilizaram a apresentação das ementas dos componentes, Cidadania e Direitos Humanos; Educação Financeira; Iniciação à Metodologia Científica; Inovação e Tecnologia; Projeto de Vida; Multiculturalismo; Mundo do Trabalho e Empreendedorismo; Redação e Escrita Criativa, como também os links de acesso aos sites da legislação referentes ao Novo Ensino Médio.
“É importante pensar em uma educação mais centrada no estudante para despertar os seus interesses, aumentar o engajamento com as aulas, reduzir a evasão escolar e prepará-lo para lidar melhor com os desafios da vida”, avaliou a secretária de Educação, Leandra Lopes, que completou, lembrando que, “no ano em que ocorre a implementação do Novo Ensino Médio em âmbito nacional, este caderno propõe o estudo, a reflexão e o planejamento docente e escolar, com a perspectiva de atender ao novo paradigma disposto nas orientações e legislações vigentes sobre o Novo Ensino Médio, publicadas de 2017 a 2022. Considerando que a Educação se faz com muitas mãos, entendemos que de posse das ementas, os educadores das escolas poderão discutir e complementar, quando necessário, o processo de ensino e aprendizagem e garantir o princípio de equidade e qualidade no ensino ofertado”.