Mídias Sociais

Política

Lançamento do Laboratório de Inovação ligado ao Projeto Inova Macaé visa melhorar gestão pública no município

Avatar

Publicado

em

 

Em evento cheio, na última terça-feira, 27, a Prefeitura de Macaé celebrou o lançamento o Laboratório de Inovação em Administração Pública, ligado ao Projeto Inova Macaé, que aconteceu na sede do Programa Startup Macaé, nos Cavaleiros.

Segundo a prefeitura, o novo laboratório visa melhorar a oferta de serviço à população, aprimorar os processos do setor público e promover a formação dos servidores públicos municipais na área de inovação.

Presente ao lançamento, o secretário adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos, falou da emoção em abraçar mais este projeto que tem como meta atender às demandas da sociedade, colocando a prefeitura dentro do celular.

“Este é um trabalho conjunto de muito esforço que foca na versatilidade, confiança e transparência do poder público”, avaliou o secretário.

Secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Carlos Eduardo Lopes se disse orgulhoso pela participação no processo de desenvolvimento e inovação que a cidade atravessa, mas de forma responsável.
Para o coordenador do Projeto Inova Macaé, Jerônimo Santos Lima, a educação a distância tem papel importante nesse processo, levando conhecimento e formação para os servidores.

“Estamos trabalhando em rede de cooperação com vários atores do ecossistema de inovação como Rede Gov.br, rede nacional de governo digital, rede Inovagov, rede nacional de inovação para o serviço público”, analisou Jerônimo.

O Projeto Inova Macaé já possui 9 projetos de inovação em andamento como o Cidadão Online, a Cidade Inteligente, e a Aplicação de Inteligência Artificial para Integração da Administração Pública e Cidadão.

O trabalho vem sendo desenvolvido pelos 90 alunos de pós-graduação em Gestão Pública da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), sendo todos servidores da Prefeitura de Macaé.

Para o pós-graduando e fiscal de controle ambiental, Gilmar Belém, o Inova Macaé pretende difundir ideias para a melhoria da vida de cada munícipe, não só com inovações tecnológicas, mas também com a capacitação dos servidores que irão retornar para o cidadão serviços de excelência.

Participaram ainda da solenidade secretários municipais, servidores e representantes da sociedade civil organizada. O novo laboratório funciona na sede do Programa Startup Macaé e conta com sala de reunião, sala de projeção e sala de ensino a distância (EAD), onde serão desenvolvidos vídeos para capacitação e treinamento para os servidores.

Mais lidas da semana