Mídias Sociais

Destaque

Julinho do Aeroporto diz que Welberth Rezende pode ser novo líder do governo na Câmara

Publicado

em

 

 Presidência da Casa, no entanto, avisa não ter recebido comunicado oficial do prefeito

 

Foto: Igor Faria

Tunan Teixeira

 

Depois de mais de 4 meses de espera, desde que os eleitos em outubro de 2016 tomaram posse dos seus cargos em 1 de janeiro deste ano, finalmente pode ter sido apontado nesta quarta-feira, 12, o nome do novo líder do governo na Câmara Municipal de Macaé.

A informação de que o vereador Welberth Rezende (PPS) teria sido convidado pelo Prefeito Dr. Aluízio (PMDB), foi dada pelo ex-líder do governo e atual vice-presidente da Câmara, Julinho do Aeroporto (PMDB), durante o Grande Expediente da sessão ordinária desta quarta-feira.

“Desde que virou o mandato, eu não sou mais líder do governo. E parece que recentemente houve um convite ao vereador Welberth, e que o Presidente da Casa teria intercedido em meu favor, mas eu, como já disse outras vezes, eu abro mão e não serei mais líder do governo”, disse Julinho, confirmando o que já havia anunciado há alguns meses.

O Presidente da Casa a qual Julinho se referiu, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), explicou, porém, que esse convite do prefeito precisa acontecer de forma oficial, passando pela presidência do Legislativo, mas que isso ainda não havia ocorrido até o fim da sessão desta quarta-feira.

“Até agora, eu não conversei com o prefeito e nem recebi qualquer comunicado oficial sobre esse assunto. Eu soube desse convite ao vereador Welberth, e realmente disse a ele para conversar com o Julinho, mas oficialmente não fui informado de nada. Agora, se o Julinho abriu mão, pode ser que seja o Welberth mesmo. Oficialmente ainda não há nada decidido”, analisou Dr. Eduardo.

Julinho, que também já disse que não concorrerá mais a uma cadeira no Legislativo nas próximas eleições, sendo este seu último mandato como vereador, apenas justificou a decisão alegando questões médicas.

“Tenho outros interesses também, e farei uma cirurgia no joelho esse ano, e por isso, acabarei tendo que ficar afastado. Como líder da bancada, eu sempre fui muito compromissado na defesa do governo, como eu acho que o líder deve ser mesmo. E também por conta disso, eu abriria mão da liderança do governo se tivesse sido convidado. Não fui. E mesmo que tivesse sido, não aceitaria por essas razões”, declarou o vice-presidente do Legislativo.

Especulações – Desde o fim do ano passado, circulavam informações de que Julinho não seria o líder do governo novamente, informação confirmada pelo próprio vereador durante outro Grande Expediente deste ano.

Em muitas sessões, o vice-presidente da Câmara chegou a indicar ao prefeito que convidasse o vereador Dr. Marcio Bittencourt (PMDB), ou o próprio Welberth, que, vale lembrar, foi o vereador mais votado nas últimas eleições em Macaé, com quase 4 mil votos, e quase 600 votos a mais que o segundo colocado, o vereador Cesinha (PROS).

Explicando a ausência de um comunicado oficial, Dr. Eduardo também citou o nome de Bittencourt, que foi diretor-presidente do Hospital Público Municipal (HPM) durante quase 2 anos, entre 2015 e 2016, e que deixou o cargo em maio do ano passado justamente para concorrer ao Legislativo.

Caso a escolha do governo esteja realmente entre os dois jovens vereadores (Welberth está em seu 2º mandato enquanto Dr. Marcio está no 1º), parece certo que a atual gestão terá uma liderança mais branda em sua bancada na Câmara, já que os dois não demonstraram – pelo menos até agora – terem o discurso agressivo, nem tampouco a veemência argumentativa do atual vice-presidente da Câmara.

Pelo contrário, os dois parecem bem mais comedidos e, por vezes, usam de tons mais conciliadores em seus discursos, embora Welberth já tenha demonstrado um lado mais firme, como quando liderou a votação do polêmico Projeto de Lei 019/2016 (PL019/16), se posicionando contrário, inclusive, ao presidente da Câmara, que também comanda o seu partido, o PPS, em Macaé.

O próprio Julinho admite – às vezes, com certo humor – que os dois parlamentares gozam de boas relações com o prefeito e o atual secretariado, e que podem cumprir a função de defender o governo frente a uma oposição que, apesar de pequena, vem ganhando força.

Se Welberth tem andado ausente de certas votações polêmicas neste início, como no veto do prefeito à lei que proibia a dupla função motorista/cobrador nas empresas de ônibus do município, Dr. Marcio vem consolidando sua posição na Câmara.

Com uma atuação que muitas vezes foge ao padrão rígido dos protocolos, e sua costumeira espontaneidade, o ex-diretor do HPM vem conquistando espaço, não se intimidando, quando necessário, nem frente a parlamentares mais experientes como Maxwell Vaz (SD), Marcel Silvano (PT), e, mais recentemente, George Jardim (PMDB).

Seja quem for o agraciado pelo prefeito, terá, como diziam os mais experientes, um “bom combate” pela frente, com a bancada de oposição, que, mesmo com o número reduzido de apenas 3 dos 17 vereadores, vem conseguindo votos importantes de parlamentares acostumados a se posicionar a favor do governo. Enquanto o anúncio oficial não sai, o jeito é esperar para ver.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana