Mídias Sociais

Cidades

Importante destino turístico de Macaé, Sana ganhará duas pontes novas neste mês de março

Publicado

em

 

De acordo com Secretário Adjunto de Interior, primeira ponte deve começar a ser instalada já na próxima terça-feira, dia 6

A Prefeitura de Macaé segue investindo na melhoria dos acessos na região serrana do município, e neste mês de março, é a vez do Sana ganhar duas novas pontes, graças à atuação da Secretaria Adjunta do Interior, vinculada à Secretaria de Infraestrutura.

Os investimentos do governo municipal, custados totalmente com recursos próprios, somam R$ 656.583,70, e serão empregados com a construção e na instalação de 4 pontes que serão instaladas na região serrana do município.

"Nesta semana, as estruturas de duas (pontes) estão em fase de conclusão. O próximo passo é a instalação, já na próxima semana. Elas são construídas por partes pré-moldadas, têm a passarela feita de grades metálicas e o guarda-corpo de tubos. A maior, com 15 metros de comprimento e 5 metros de largura, pesa 20 toneladas, será instalada no Rio Sana, nas proximidades da cachoeira perto do Peito de Pombo. A menor, que tem 6 metros de comprimento e 5 metros de largura, pesa 6 toneladas e será instalada também no Sana, na passarela do camping. Ambas as estruturas são construídas por partes, para facilitar o transporte para os locais de instalação”, detalhou a prefeitura, ressaltando que o guindaste e as carretas de prancha baixa para o transporte das pontes já estão estão preparados.

Segundo informa o responsável técnico pela construção das grandes estruturas, engenheiro Marco Aurélio Guimarães Melo, tão logo as duas pontes estejam prontas e instaladas, será iniciada a construção das outras duas pontes, que serão também instaladas no Sana.

De acordo com o Secretário Adjunto do Interior, Jocimar Boca, que esteve no pátio da Intersea nesta semana, as obras estão dentro do cronograma, e a instalação da primeira ponte deve começar já na próxima terça-feira, 6.

“Nosso objetivo é transportar a que será colocada no Rio Sana já na próxima segunda-feira (5) e iniciar a instalação na terça (6). Logo depois da colocação da menor, será iniciada a construção de mais duas pontes, uma direcionada à Boa Sorte e a outra ao Camping Larica, no centro da localidade serrana. São estruturas de aço, feitas para durar e para suportar as intempéries comuns na região em época de chuvas fortes”, explicou Boca, que foi vereador na legislatura passada.

Ainda segundo o governo municipal, as pontes, feitas inteiramente em estrutura metálica, estão sendo construídas no pátio da empresa vencedora da licitação, a Intersea Ambiental Comércio e Serviços Ltda.

Desde o ano passado, a prefeitura vem aumentando consideravelmente seus esforços na região serrana, com a revitalização de estradas e vias, além da recuperação e instalação de pontes de acesso aos distritos, melhorando a qualidade de vida da população.

Só em 2018, a prefeitura já realizou diversas melhorias para a comunidade serrana, com ações, em janeiro e fevereiro, que intensificaram a manutenção de pontes e estradas e troca de manilhas, feitas em diversos distritos do município. As ações beneficiaram moradores das localidades da Serra da Cruz, Cabeceira do Sana, Boa Alegria, Trapiche, Córrego do Ouro, Serro Frio, Bicuda Grande, Serra Escura, Frade, Bicuda Pequena, São Bento, Andorinha, Boa Sorte e Glicério.


 

Mais lidas do mês