Mídias Sociais

Cidades

Há 9 dias das eleições, TSE explica como conferir seu local de votação com antecedência

Avatar

Publicado

em

 

Há apenas 9 dias das eleições municiais, que acontecerão no próximo dia 2 de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explica como os eleitores podem consultar seus locais de votação com antecedência, e dá dicas de como votar tranquilamente no próximo final de semana.

São centenas de seções eleitorais distribuídas em Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia. Mas você sabe onde votar?

“No título de eleitor de cada cidadão, constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde ele vota. Entretanto, caso o eleitor não saiba o local ou tenha perdido o título, pode fazer a consulta diretamente no Portal do TSE, para saber o número do título, da zona eleitoral e também o endereço da seção de votação”, explica o Tribunal.

Para ter acesso à ferramenta, basta entrar no Portal do TSE e clicar na seção Eleitor > Mais serviços aos eleitores > Título e local de votação, para encontrar sua seção.

No site do TSE, ainda é possível consultar o local de votação pelo nome do eleitor ou número do título eleitoral. Em ambos os casos, o eleitor deve informar também a data de nascimento, o nome da mãe e o código de segurança.

“A consulta somente será possível se não houver divergência entre os dados informados e aqueles registrados no Cadastro Eleitoral e se todos os campos do formulário forem preenchidos”, esclarece o TSE, lembrando que é possível ainda imprimir o resultado da pesquisa.

 

Dicas – Nas 11 cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, serão 678.762 eleitores indo às urnas no próximo final de semana para escolher 11 prefeitos e 131 vereadores. Para ter uma votação tranquila, o TSE sugere alguns pontos que o eleitor deve estar atento no dia do pleito.

O primeiro deles é o horário. Para os que esquecidos e para os eleitores “de primeira viagem”, o TSE lembra que as seções eleitorais funcionam das 8h às 17h. Outra dica do Tribunal é a atenção para não esquecer um documento com foto, caso o título de eleitor não esteja à mão.

“No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento”, define o TSE.

Outra dica importante que os eleitores devem estar atentos é sobre a ordem de votação. O TSE recorda que o primeiro voto na urna eletrônica será para o cargo de vereador, e que o eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda.

“Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando o eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda”, revela.

O TSE ressalta ainda que o eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e não votar, deve justificar a ausência, o que pode ser feito em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana