Mídias Sociais

Política

Governo do Estado do Rio e Macaé estreitam relações visando também o desenvolvimento do setor de energia na cidade

Publicado

em

 

Em semana de relações mais aproximadas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Macaé, a cidade, uma das mais importantes da região do entorno da Bacia de Campos, entrou de vez na lista de prioridades da gestão estadual em políticas públicas de desenvolvimento.

Antes mesmo da visita do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), e sua comitiva de secretários estaduais e deputados estaduais, nesta quinta-feira, 5, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinicius Farah (MDB), anunciou um projeto para traçar, durante o Fórum de Desenvolvimento Econômico do Estado, previsto para outubro desse ano, as potencialidades dos municípios participantes.

Além desse projeto, o governo estadual promete foco prioritário nas políticas voltadas para o fomento do setor energético, destacando a importância do projeto do novo Terminal Portuário de Macaé (TEPOR), que está sendo construído no bairro São José do Barreto.

“É ponto prioritário do governo estadual na questão de óleo, gás e portos”, garantiu Vinicius Farah, durante o encontro realizado em uma fazenda próxima à Usina Termelétrica (UTE) Marlim Azul.

No encontro, representando do município, participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna; o secretário adjunto de Políticas Energéticas, Juninho Luna; e o vereador Luciano Diniz (CIDADANIA), membro da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara.

“Este é um momento de reflexão sobre a retomada de Macaé, que exerce um importante papel para ajudar o Estado. As oportunidades estão se abrindo. O ideal é a união do Estado, do município e da iniciativa privada”, comentou Rodrigo Vianna.

Também presente à reunião, o conselheiro da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa), Vladimir Paschoal Macedo, enalteceu a importância do encontro e os benefícios para Macaé.

“Sou de Macaé. É importante para o Governo do Estado poder contribuir com o município, que tem essa nova oportunidade de crescimento com geração de emprego, óleo e gás”, ressaltou Vladimir Paschoal Macedo.

A união entre os poderes públicos e a iniciativa provada também foi elogiada pelo empresário Fabiano Crespo, representante do empreendimento do TEPOR, de responsabilidade do Grupo Vale Azul.

“É importante esta união dos poderes. O TEPOR é um projeto significativo, que ouviu toda a cadeia de gás. Temos uma estrutura de gás para todo o Estado, com soluções viáveis”, avaliou Fabiano Crespo.

Representando o governo estadual estiveram na reunião também o subsecretário estadual de Óleo e Gás e Energia, Daniel Lamassa; o superintendente de Petróleo e Indústria Naval, Sérgio Augusto; o subsecretário de Relações Institucionais, Joannes Bosco Silveira; e o superintende de Gás e Infraestrutura, Hugo Rodrigues Aguiar.

Mais lidas da semana