Mídias Sociais

Destaque

Governador do Rio anuncia investimentos em Macaé durante visita ao município

Publicado

em

 

O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro esteve em Macaé, no Norte Fluminense, na manhã desta quinta-feira (5). Durante a visita, foram anunciados investimentos de mais de R$85 milhões para o município. A parceria firmada tem o objetivo de transformar e preparar a infraestrutura da cidade para novos desenvolvimentos.

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, participou do encontro, que marcou o lançamento do Projeto Limpa Rio, além da celebração de termos de cooperação técnica entre a prefeitura e o Estado, com ofertas de vagas para cursos preparatórios pré-vestibular, e regularização fundiária, que deve beneficiar até quatro mil famílias do bairro Nova Esperança.

"Temos uma previsão otimista de crescimento. Nosso principal vetor é a cadeia de óleo e gás", destacou o prefeito. Foi anunciada também a realização do processo licitatório para a duplicação da Ponte Ivan Mundim e da continuidade das obras de construção da Estrada de Santa Tereza. Castro afirmou que os projetos "impulsionam o desenvolvimento da cidade.

O governador aproveitou a passagem pela cidade e participou da inauguração da sede da Fundação para Infância e Adolescência (FIA), que aconteceu no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão. No local funcionará o Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), para jovens a partir de 15 anos de idade, e que tem o objetivo de capacitar e encaminhá-los para o mercado de trabalho.

"Entregamos para os jovens macaenses mais essa oportunidade de capacitação profissional", disse Welberth. A presidente da FIA, Cléo Hermans, explicou que o PTDA funciona em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), responsável pela contratação dos professores.

"Depois de três meses de capacitação, esses jovens serão encaminhados para estágio em órgãos públicos e privados. Eles permanecem no programa até os 18 anos de idade", acrescentou. A capacitação dos jovens será realizada em sete módulos, totalizando 320 horas, segundo o gerente executivo do PTDA, Rafael Fróes.

Entre as disciplinas estão português, redação, teatro e informática. "As aulas são ministradas pela plataforma zoom. O programa possui 14 unidades. No interior do Rio, as cidades contempladas são Macaé e Campos dos Goytacazes", informou. Os jovens contemplados serão escolhidos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e encaminhados para a coordenação do programa no Rio de Janeiro.

Também estiveram presentes na inauguração as primeiras-damas do Estado, Analine Castro; e de Macaé, Quelen Rezende; os deputados estaduais, Chico Machado e Pedro Brazão; o deputado federal, Chiquinho Brazão; e outras autoridades do município e do estado.

Mais lidas da semana