Mídias Sociais

Política

Firjan vota à feira internacional da indústria offshore nos EUA depois de 2 anos de ausência devido à pandemia

Publicado

em

 

Depois de 2 anos de ausência devido à pandemia do coronavírus, a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) voltou à Offshore Technology Conference (OTC) 2022, que acontece em Houston, nos Estados Unidos (EUA), e é considerada a maior feira de tecnologia offshore do mundo.

Uma das cidades mais importantes do interior do Estado quando a pauta é energia, Macaé foi lembrada pela Firjan devido ao hub já existente na cidade, e que será potencializado com um nova rota de escoamento de gás natural, a Rota 5, que está em processo de licenciamento ambiental e deve ser implementada nos próximos anos.

Conhecida como Capital Nacional do Petróleo, a cidade comemorou nesta semana, a entrega, pelo Instituto Estadual de Ambiente (Inea), da licença de construção da Usina de Processamento de Gás Natural (UPGN), que será integrada ao novo Terminal Portuário (TEPOR), também em processo de construção.

“Para a Federação, o grande trunfo do Estado é a competência adquirida para desenvolver projetos no offshore, com grande potencial para avançar no gás natural e em uma matriz energética mais limpa, além de contar com centros de inovação voltados para a pauta de energia, como é o caso do seu Instituto SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Inovação em Química Verde”, contou a Firjan.

Para o presidente da Firjan, Eduardo Gouvêa, a participação da entidade na feira norte-americana cumpre seu papel de ressaltar a importância das novas tecnologias do gás natural visando a transição energética no Estado do Rio e no país.

“A Firjan considera ser indispensável dar notoriedade às aplicações e tecnologias do gás natural para colocá-lo a serviço do desenvolvimento da indústria petroquímica e da transição energética tanto no Estado do Rio quanto no país”, avalia Eduardo Gouvêa.

Além de visitas técnicas e encontros empresariais, a Firjan também prevê o mapeamento de oportunidades para potencializar projetos que entrarão em operação no Estado do Rio, como as 10 novas plataformas de produção de petróleo previstas até 2025, e o potencial de sinergia entre os hubs de gás natural fluminense.

Na próxima semana, a Firjan, a Firjan SENAI e a Firjan SESI (Serviço Social da Indústria) estarão, de 2 a 5 de maio, presentes no estande da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) no Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil.

“Ali, os representantes da Federação fluminense se reunirão com representantes das principais empresas de óleo e gás do mundo, além de visitarem centros de pesquisa de desenvolvimento e inovação”, contou a Firjan.

Segundo a entidade, o objetivo é mostrar que o Estado do Rio é onde se concentram as oportunidades de óleo, gás e também integrados com energias renováveis do Brasil, com mais de 45 projetos potenciais para investimento.

“Hoje, o Estado do Rio é responsável por 85% da produção de petróleo e 71% da produção de gás, e tem a perspectiva de mais de 60 bilhões de dólares em investimentos na exploração e produção de petróleo e gás, e nas infraestruturas necessárias para disponibilização do gás natural. Além disso, há um novo conjunto de investimentos para aumento da produção em campos maduros por novas operadoras que compraram essas áreas da Petrobras. Essas empresas são de médio porte e vem agregando projetos em seus portfólios a cada ano, com contribuição também para o fortalecimento do encadeamento produtivo local”, explica a Firjan.

A Federação lembra que o Estado possui dezenas de projetos potenciais de energias renováveis, entre eólicas em mar e unidades de hidrogênio verde, além de UPGNs, terminais de Gás Natural Liquefeito (GNL), rotas de escoamento, gasodutos, e Usinas Termelétricas (UTEs), que seu utilizarão do gás produzido no pré-sal.

“Mesmo a feira sendo historicamente focada no desenvolvimento dos projetos de petróleo e gás em mar, esse ano há grande destaque para os temas de Transição Energética, Descarbonização e Novas Energias. Esses temas representam mais da metade dos painéis previstos no Congresso”, contou a Firjan.

Destaque1 minuto atrás

Agentes do 32º BPM de Macaé começam a usar câmeras acopladas ao uniforme Legenda: Dispositivos servirão para salvaguardar a vida dos policiais e prestar um melhor serviço para a sociedade. Os agentes do 32º Batalhão da Polícia Militar (32º BPM) em Macaé começaram a fazer o uso de câmeras acopladas ao uniforme nesta quinta-feira (30). O 32º BPM abrange as cidades de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Carapebus, Quissamã e Conceição de Macabu. Conforme o tenente-coronel Vinicius Carvalho, os dispositivos servirão "para salvaguardar a vida dos policiais e prestar um melhor serviço para a sociedade". Na cerimônia de lançamento da operação, o secretário de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires garantiu que o uso das câmeras também levará mudança no comportamento dos PMs e da população, que “há muito tempo desejava” a implantação do equipamento de filmagem das ações da corporação. Segundo o governador Cláudio Castro, as câmeras, que serão usadas inicialmente pelas equipes de patrulha, vão ajudar a dirimir dúvidas sobre possíveis erros dos agentes de segurança, cujas ações muitas vezes são incompreendidas. Castro explicou que o uso da câmera faz parte de um processo de evolução da Polícia Militar, que poderá esclarecer quando não é o policial que erra. Ele informou que foram compradas 21 mil câmeras compradas que irão para locais de patrulhamento. "Quem dirá a curva de aprendizado e a hora de avançar é a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e eu reitero a minha confiança da Polícia Militar", finalizou. Para as unidades operacionais, o que inclui a Polícia Civil, segundo o governo, não há previsão para início do uso das câmeras.

Destaque10 minutos atrás

Dupla é presa com revólver e cocaína em Rio das Ostras

Cultura56 minutos atrás

Cine Show do Shopping Plaza Macaé leva inclusão e novidades para beneficiar deficientes visuais e auditivos

Destaque1 hora atrás

Dona Alba recebe Mutirão da Saúde para ampliar atendimentos e reduzir espera por consultas e exames

Destaque10 horas atrás

Casal se passa por policial, aplica golpe do falso Pix e é preso em Rio das Ostras

Edições Impressas20 horas atrás

Edição de sexta-feira 01/07/2022 nº 5376

Destaque1 dia atrás

Ex-cliente de Glaidson Acácio filma suposta ameaça durante reunião de pré-campanha do dono da GAS a deputado federal; assista:

Destaque1 dia atrás

Polícia Civil prende líder de quadrilha acusada de furtar cartões do Supera RJ em Iguaba e Casimiro de Abreu

Política1 dia atrás

Prefeitura de Macaé inaugura nova trilha no Parque Atalaia na manhã desta sexta-feira, 1 de julho

Política1 dia atrás

Governo do Estado libera 70 milhões de reais em investimentos para obras na Região dos Lagos

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana